A taxa SELIC foi reduzida mais uma vez e, novamente, estamos com os juros no menor patamar da história.

A primeira reação que vemos é “meus investimentos não rendem mais nada”. Mas será que os juros baixos são ruins?

Taxa de juros nesse nível é uma novidade no Brasil, mas é prática comum na grande maioria das economias desenvolvidas. Até pouco tempo, o simples fato de "guardar dinheiro" significava investir, pois mesmo nos investimentos conservadores o saldo crescia no fim do mês.

Por outro lado, imagine que as empresas tinham como base de financiamento uma taxa de juros próxima a 15% ao ano e agora a referência é apenas um terço disso.

Taxa de juros baixa pode dificultar a vida de quem vive de rendimentos, mas é fenomenal para quem quer investir na economia real!

Essa comparação fica ainda mais forte quando lembramos que até pouco tempo a taxa de juros “subsidiada” do BNDES era de 6% ao ano...

O problema é que o investidor brasileiro se acostumou com a rentabilidade alta, em investimentos conservadores e agora vai ter que aprender a investir, de fato.

Isso significa que os investimentos terão realmente que ser considerados como investimentos, e não apenas “guardar dinheiro”. Se o investimento é de longo prazo, não deverá ser utilizado para trocar o carro no ano seguinte. Se o objetivo é de curto prazo, terá que abrir mão da rentabilidade em razão da segurança.

As carteiras terão menos títulos públicos e mais títulos privados, ações, fundos multimercados, fundos imobiliários etc.

Será necessário dedicar um pouco mais de tempo para as finanças, acompanhar os investimentos, traçar objetivos e analisar o orçamento. E isso é ótimo! Significa o amadurecimento da economia e dos investidores.

Portanto, da mesma forma que se consulta um médico para se manter saudável, o apoio dos consultores e gestores de investimento serão cada vez mais comuns!

Muitos de nós cresceram ouvindo que o Brasil era o país do futuro. Obviamente ainda há um longo caminho na frente para o Brasil, mas ao menos em relação à economia e juros, o futuro finalmente chegou!