Fundos de Renda Fixa Inflação

fundos de inflação

Os fundos chamados renda fixa inflação confundem muitos investidores e muitas vezes os induzem a prejuízos. O termo Renda Fixa nos leva a pensar em conservadorismo e estabilidade, o que está muito distante da realidade dos fundos de Inflação.

Os fundos de Inflação investem em ativos que podem ter risco de juros e de índices de preços – normalmente esses fundos aplicam no índice IMA-B, que representa a variação dos títulos públicos conhecidos como NTN-B. Esses fundos costumam ter gestão passiva, ou seja, sua variação depende da variação do índice – com pouca ou nenhuma influência da gestão. E é aí que mora o perigo!

É muito comum as pessoas aplicarem seu dinheiro olhando a rentabilidade passada dos fundos. Quando os juros caem os fundos de renda fixa que acompanham o CDI perdem atratividade e, justamente no mesmo período, os fundos de inflação podem apresentar ótima rentabilidade. O grande problema é que isso acontece em ciclos e, normalmente, quando os investidores aplicam seu dinheiro o ciclo já passou ou está perto do fim. E da mesma forma que rendem bem em alguns períodos, esses fundos podem apresentar variação negativa em outros.

Vimos isso acontecer entre 2012 e 2013 e estamos vendo novamente agora. Pior, estamos observando muitas instituições anunciando a rentabilidade recente desses fundos, como se fosse uma ótima oportunidade de investimento. Rentabilidade passada nunca é garantia de rentabilidade futura, especialmente quando a variação do investimento não dependa de competência do gestor e sim de uma variável do mercado.

Qualquer investimento de risco deve ser pensado como parte de uma carteira que, por sua vez, deve levar em conta objetivos e perfil de risco do investidor. É recomendável que esse tipo de investimento tenha o acompanhamento de um profissional que pode ser um consultor, gestor ou planejador financeiro que trabalhem de forma independente. E não esqueça, corretores e gerentes de banco são vendedores de produtos e não consultores.

Quer receber o próximo FAROL, em primeira mão, no seu CELULAR?

Nossos informativos FAROL são ALERTAS de acontecimentos em destaque sobre o mercado financeiro.
Análises dos assuntos mais relevantes do mundo das finanças e as ARMADILHAS que podem fazer com o seu dinheiro.

Empodere-se financeiramente

Artigos sobre fundos de investimentos

Os melhores fundos de investimentos de 2015

Confira a lista com os melhores fundos de investimentos de 2015.

Como foram os melhores fundos de investimentos de 2015

Neste artigo nossos especialistas destrincham as estratégia adotadas por cada fundo e o porquê do seu excelente desempenho.

O que são fundos de investimentos?

Nossos especialistas descrevem de forma simples e clara essa modalidade de investimento. Confira!

Como funcionam os fundos de investimentos?

Entenda como funcionam os fundos de investimentos, analisando quem são as principais entidades necessárias para fazer com que um fundo trabalhe de forma organizada e dentro da legislação vigente.

Conheça as vantagens e desvantagens dos fundos de investimentos

Conheça as 4 principais vantagens e as 3 maiores desvantagens analisadas pelos nossos especialistas.

Erros mais comuns de se investir em fundos

Leia com atenção para não cometê-los!