A Anbima - Associação Brasileira das Entidades do Mercado Financeiro - divulgou novas regras para transparência na remuneração dos distribuidores como bancos e corretoras. Com elas, os investidores podem saber como eles remuneram as instituições pela compra de produtos.

A ideia é deixar claro qual a forma de remuneração pela venda de produtos de investimentos e também contribuir para que os clientes identifiquem possíveis conflitos de interesses.

Resumo das regras

Instituições que comercializam produtos de investimentos - como bancos, corretoras e distribuidoras - e que seguem o Código de Distribuição tiveram 60 dias para se adaptar às diretrizes, que foram publicadas no dia 14 de maio. As principais são:

  • As instituições devem disponibilizar um documento de até duas páginas, com linguagem clara e acessível, explicando quais são os serviços prestados por ela, seus limites de atuação e formas de remuneração - por exemplo, um percentual da taxa de administração ou da taxa de performance, spread pela operação ou taxa de distribuição.
  • O material tem que ficar público no site da instituição e com link nas páginas dos produtos - para que qualquer cliente ou possível investidor possa acessá-lo - e ser atualizado sempre que houver mudanças ou em até dois anos.
  • O investidor também tem o direito de saber se o produto distribuído gera impacto na remuneração do profissional que o atende - como o gerente, agente autônomo ou assessor.
  • Também devem ser informados os critérios para escolha dos investimentos recomendados na carteira, os potenciais conflitos de interesses na oferta dos produtos e as ações adotadas para mitigá-los.

Veja aqui todas as regras de transparência na remuneração

Transparência ParMais

Aqui na ParMais, trabalhamos com transparência desde a criação da empresa. Nosso propósito sempre foi criar um modelo de negócios isento, sem conflito de interesses, que busca o que é ideal para o objetivo e momento de vida de cada um.

Na gestão de investimentos, nossa remuneração se dá apenas pelos nossos clientes. Não recebemos nenhum tipo de comissionamento e devolvemos o rebate para as carteiras de investimentos. Em resumo, trabalhamos para dar lucro aos nossos clientes.

Acreditamos que as novas regras da Anbima são um grande passo para o mercado financeiro, pois a transparência ajuda o investidor na tomada de decisões e no alinhamento de interesses.

“O cliente precisa ter o conhecimento do produto que vai investir, das taxas que vai pagar, entre outras tantas informações que ficam escondidas nas famosas ‘letras miúdas’ dos contratos”, afirma Annalisa Blando dal Zotto, CEO da ParMais

A transparência é muito importante, principalmente porque é o seu dinheiro que está em jogo!