EMPIRICUS ENGANA MAIS UMA VEZ

Empiricus promete curso gratuito, mas é necessário assinar um dos seus planos pagando, no mínimo, 12 vezes R$ 12,90 = R$ 154,00

Que a Empiricus cometa um ato falho ao criar o nome do seu curso FinanceiraMENTE, dá até para entender porque a afirmação “MENTE!!!!” fica na cabeça de todos eles.

Texto extraído da página de divulgação do curso FinanceiraMENTE da Empiricus.

empiricus curso
Fonte: Empiricus

EMPIRICUS enfrenta processo na CVM e investigação do MPF

O processo é original de novembro de 2014, com até pagamento de multa.

Jornal Valor Econômico - 7/03/2017 - Caderno Finanças - Página C8

Uma grande dor das pessoas que querem melhorar seus investimentos é a falta de informação confiável disponível atualmente. Existe muita informação disponível, na verdade até demais. Porém, as empresas e meios de comunicação que conseguem alcançar um grande número de pessoas, na maioria dos casos, acabam por não transmitir a informação de um modo justo e que realmente impacte de forma positiva na vida do investidor.

Isso pode ser visto nas caixas de e-mails de quem vai atrás de informações sobre bons investimentos. Uma vez que seu e-mail ou telefone é capturado, as ofertas vêm em uma velocidade impressionante.

As empresas abusam dos gatilhos mentais para explorar o lado irracional do consumidor, abusam dos famosos gatilhos da escassez e urgência, e o pior de tudo, usam até uma mentirinha embutida. Veja esse caso da empresa de consultoria Empiricus Research:

Nesse caso, uma pessoa leiga pode claramente entender que tem alguma coisa errada com a poupança. Faz lembrar até do confisco… Por medo e curiosidade as pessoas abrem o e-mail, que é seguido de um texto gigante. No final, após gastar um BOM tempo, a pessoa vê que não se trata de nada tão espantoso.

Distorcer a informação e abusar dos gatilhos mentais para “gerar receita” no curto prazo não podemos dizer que é persuadir, é praticamente manipular as pessoas em proveito próprio.

Isso pode até funcionar por algum tempo, mas não para sempre.

No seguinte anúncio a Empiricus “esqueceu” de avisar que o ganho da operação é limitado… se a ação subir 100% o investidor vai deixar de ganhar… mas o gatilho mental já foi lançado…

Tem mais: quem não quer 105% em 8 dias? Ainda mais se os donos da maior consultoria de investimentos do Brasil estão investindo!!!

Estratégia Empiricus

Confira aqui indignação de cliente da Empiricus no Reclame Aqui.

Existem análises que são muito boas feitas pela Empiricus, mas a ânsia de crescer fez com que eles apelassem de forma exagerada para a persuasão via neuromarketing e gatilhos mentais.

A seguir temos uma cena de um filme que retrata a sala de operação de uma corretora de valores nos EUA. O corretor (dono da informação) ludibria o cliente com diversos gatilhos mentais. Essa cena mostra uma lógica perversa no mercado financeiro, quanto pior a qualidade do crédito ou mais arriscado o investimento, maior é a comissão do intermediário. Então muitas vezes eles não poupam esforços em convencer o cliente a seguir sua indicação

Cena do filme “O Primeiro Milhão (Boiler Room)”.