Não pague tarifas bancárias à toa

Muitas pessoas não sabem, mas os bancos devem disponibilizar para seus clientes pacotes gratuitos de serviços. Claro que eles não fazem propaganda disso... pois essas taxas são uma grande fonte de receita para o banco.

Com o objetivo de tornar os serviços bancários mais acessíveis e fáceis de se compreender, o Banco Central criou a resolução 3.919 de 2010, que deixou claro que os clientes de bancos poderiam aderir ao pacote de serviços essenciais, o qual deve ser gratuito.

Porém, como vemos no nosso dia-a-dia, muitas pessoas nem fazem ideia de quanto pagam por mês de tarifas. Esse descuido ajuda MUITO os bancos a engordarem seus lucros de um modo relativamente fácil.

Além de cobrarem muitas taxas é notório o fato dos bancos serem líderes em rankings de reclamações em relação a qualidade do serviço prestado.

Somente em 2016 o Itaú faturoru R$ 9.528.000.000 (9, 5 BILHÕES) com serviços de contas correntes, no Bradesco foram R$ 6.012.000.000 (6 BILHÕES) no Banco do Brasil foram R$ 5.224.460.000 (5,2 BILHÕES) e no Santander foram R$ 2.222.159.000 (2,2 BILHÕES).

São mais de R$ 23 BILHÕES de reais de faturamento com tarifas! E estamos falando só de 4 bancos...

Nas tabelas a seguir podemos conhecer os pacotes GRATUITOS que temos o direito de obter no banco:

Fonte: Banco Central

É importante também sabermos que existem serviços essenciais para quem possui conta poupança, interessante notar que temos o direito de realizar 2 transferências gratuitas entre mesma titularidade, o que é ótimo para quem quer transferir recursos para sua corretora.

Fonte: Banco Central

Existem ainda os pacotes padronizados que foram criados com o objetivo de serem mais baratos para o cliente, mas esses muitas vezes não valem a pena pois o banco oferece seus próprios pacotes que possuem alguma vantagem.

Outra alternativa belíssima, mas pouco divulgada, são as contas digitais. Elas sempre estão bem escondidas no site do banco e o gerente nunca fala dela, mas elas permitem que todas transações feitas via internet ou no caixa eletrônico não tenham custos.

E agora, o que fazer?

  1. IMPRIMA o artigo do site do Banco Central que explica a Resolução 3.919 e leve ao banco.
  2. EXIJA do seu banco / gerente de conta para ter acesso a esses serviços.
  3. Se não deu certo, REGISTRE SUA RECLAMAÇÃO no site do Banco Central.
  4. CONTE SUA EXPERIÊNCIA para a Par Mais pelo e-mail:

[email protected]


NOTA DE AGRADECIMENTO

Agradecemos a dica do nosso leitor, que trabalhou 8 anos na ouvidoria de um grande banco e nos orientou sobre essas informações.