Sua conta
  • 18/10/2011

Vale a pena pagar curso pré vestibular?

Início / Vida financeira / Vale a pena pagar curso pré vestibular?

pagar curso

Vale a pena pagar curso pré vestibular?

Tempo, dinheiro e dedicação entregues ao curso pré-vestibular são financeiramente recompensados.

Conheço dois jovens que estão frequentando pelo 5º ano consecutivo um curso pré-vestibular. Motivo: Ambos pretendem ingressar no curso de Medicina na Universidade Federal de Santa Catarina.

Eles foram minha motivação para realizar estes cálculos, que podem servir como base para futuros universitários tomarem sua decisão. Será útil também para os pais, que na maioria dos casos custeiam as despesas dos filhos durante essa fase.

Vamos começar com uma conta simples, comparando as despesas nas seguintes situações:

1) Fazer 3 anos de curso pré-vestibular e cursar medicina na universidade federal;

2) Não fazer pré-vestibular e cursar medicina universidade particular.

A diferença final significa uma economia de 28%. São R$ 80.000,00 pela dedicação de 3 anos de pré-vestibular. Seria possível montar o consultório com esse valor!

Mas e no caso de meus amigos – que estão no 5º ano de cursinho – vale a pena?

Ainda assim é vantajoso estudar um pouco mais e optar pela universidade pública. São R$ 24.000,00 economizados, ou 8% a menos de despesas quando comparado à opção pela particular. Com esse valor é possível comprar um carro popular. Um belo presente de formatura, não?

Você pode questionar: mas não fazer pré-vestibular significa formar-se mais cedo e começar a ganhar dinheiro antes. Corretíssimo! Mas isso é tema para outra conversa, que teremos em breve.

Lembre-se de que a opção entre cursar universidade pública ou privada deve ser baseada em diversos fatores; e o peso no seu bolso (ou no bolso de seus pais) é um deles.

.

Vale a pena pagar curso pré vestibular? por Jailon Giacomelli – 18.10.2011

A Par Mais Planejamento Financeiro tem um propósito claro: trabalhamos para auxiliar cada um de nossos clientes a construir sua tranquilidade financeira. Atuamos na área de planejamento financeiro pessoal, family office, gestão patrimonial, consultoria financeira para empresas e consultoria de investimentos.

Deixe seu comentário

Comentário(s): 0

×