Sua conta
  • 26/03/2012

Títulos Públicos – Um dilema econômico

Início / Investimentos / Títulos Públicos – Um dilema econômico

O governo brasileiro emite Títulos Públicos Federais para captar recursos. Mas, você sabe o que eles são? Como investir em Títulos Públicos? Confira.

 

O governo brasileiro emite Títulos Públicos Federais para captar recursos destinados a financiar nossa dívida pública e melhorar infraestrutura, educação, saúde, etc.

TÍTULOS PÚBLICOS FEDERAIS: Leiam mais sobre Títulos Públicos aqui. Utilizando o menu lateral (esquerdo) para entender mais sobre os títulos.

Uma série desses títulos são as chamadas LFT (Letras Financeiras do Tesouro), emitidas pelo governo, que paga ao investidor (que compra o título) os juros da Taxa Selic:

SELIC: Taxa básica da nossa economia, utilizada pelo Banco Central no controle da inflação: Banco Central aumenta SELIC -> fica mais caro para as pessoas contraírem empréstimos -> o povo consome menos -> a inflação diminui; e vice-versa.

Como a Selic é usada pelo Banco Central para controlar a inflação, o Governo Federal entra em um dilema, pois:

– Emissão de LFT (atrelada à Selic) para financiar a dívida pública: governo paga mais juro quanto mais alta for a Selic;

– Execução da Política Monetária para controlar a inflação: Banco Central precisa aumentar a Selic para conter as altas da inflação.

Ou seja, ao aumentar a taxa Selic para controlar a inflação, o governo está aumentando suas despesas com juros pagos para quem comprou as LFTs.

Como solução, o Tesouro Nacional (órgão do governo que controla nossa dívida pública e emite os títulos públicos) vem tentando diminuir a exposição da nossa dívida à taxa Selic, ou seja, emitindo menos LFTs e aumentando a emissão de outros tipos de Títulos Públicos.

Mas ao diminuir a dívida atrelada à Selic o governo resolverá todos os problemas?

Não no curto prazo! Pois os outros títulos emitidos para financiar nossa dívida pública (pré-fixados ou atrelados à inflação) também criam situações de instabilidade econômica que precisam ser solucionados. Entenda melhor os motivos nesse artigo do Valor Econômico.

Essa pequena dor de cabeça não é nada comparada ao que enfrentamos antes do Plano Real, com hiperinflação e grande desvalorização da moeda. Mesmo assim, como um dos principais países emergentes, precisamos continuar trabalhando para solucionar esse tipo de problema, mantendo um crescimento sólido e com controle cada vez maior da dívida pública!

.

Títulos Públicos – Um dilema econômico por Jailon Giacomelli – 26.03.2012

A Par Mais Planejamento Financeiro tem um propósito claro: trabalhamos para auxiliar cada um de nossos clientes a construir sua tranquilidade financeira. Atuamos na área de planejamento financeiro pessoal, family office, gestão patrimonial, consultoria financeira para empresas e consultoria de investimentos.

Deixe seu comentário

Comentário(s): 0

×