Ter dinheiro ou ser rico?

  • 26/05/2014
Página inicial - uso consciente - Ter dinheiro ou ser rico?

ter dinheiro ou ser rico

Ter dinheiro ou ser rico?

Há alguns dias assisti na TV uma reportagem que falava sobre o novo gênero musical do momento: o funk ostentação. Durante a reportagem o apresentador, um jovem cantor que recentemente passou a ganhar muito dinheiro, falava: “quem não quer roupa de luxo, viver bem e ostentar uma nave (carro de luxo)? Logo em seguida, em um filme que assistia, uma pessoa que acabava de ganhar um prêmio falava para seu parceiro: “estamos ricos!!!”. Logo parei para pensar: será que eles vão conseguir permanecer ricos por muito tempo? Realmente todos querem e tem o direito de viver bem e a riqueza é normalmente representada pela quantidade de dinheiro disponível: quanto mais dinheiro, mais rico. Será que é assim mesmo? Pouca gente para pra pensar na diferença entre ter dinheiro (ou estar rico) e ser rico de fato. Ter (ou estar) é momentâneo, enquanto ser indica uma condição. Se você tem dinheiro você pode satisfazer seus desejos momentâneos enquanto que ser rico significa que você pode viver plenamente o padrão de vida escolhido, seja lá qual for.

Isso nos leva a refletir: ser rico realmente é proporcional a quantidade de dinheiro que se possui? A resposta é não! Você pode ter muito, mas muito dinheiro, porém se esse dinheiro não lhe proporcionar renda suficiente para manter seu padrão de vida, um dia ele vai acabar e você deixará de ser rico. Por outro lado, existem pessoas que vivem tranquilamente com suas aposentadorias ou rendas, mesmo que de valor baixo. Se essa pessoa consegue satisfazer todas as suas necessidades e vontades pelo resto da sua vida, não podemos dizer que ela é rica?

Portanto, ao invés de pensar no que você faria se tivesse uma grande quantidade de dinheiro, descubra quanto custa o padrão de vida que te faz feliz. Quando seu patrimônio gerar a renda suficiente para mantê-lo, aí sim você poderá dizer: eu sou rico!

.

Ter dinheiro ou ser rico? por Alexandre Amorim – 26.05.2014

A Par Mais Planejamento Financeiro tem um propósito claro: trabalhamos para auxiliar cada um de nossos clientes a construir sua tranquilidade financeira. Atuamos na área de planejamento financeiro pessoal, family office, gestão patrimonial, consultoria financeira para empresas e consultoria de investimentos.

Deixe seu comentário

Comentário(s): 0

Últimas publicações