Sua conta
  • 11/09/2013

Os cuidados antes de resgatar a previdência privada

Início / Na Mídia / Os cuidados antes de resgatar a previdência privada

Par Mais Blog - Os cuidados de resgatar a previdência

Os cuidados antes de resgatar a previdência privada

.

LEITOR PERGUNTA:

Há pouco mais de um ano fiz um plano de previdência num banco, e agora quero fazer o resgate. Porém, como estou devendo no banco, não gostaria de fazer o resgate pela conta. Mas a gerente do banco disse que não tem outro jeito. Gostaria de saber se realmente só posso resgatar a previdência dessa forma?

.

ANNALISA DAL ZOTTO RESPONDE:

Prezado leitor, são as seguradoras as entidades que constituem e administram os fundos de previdência privada. O que ocorre é que geralmente os grandes bancos de varejo são bancos múltiplos. Isso quer dizer que, além do banco comercial, destinado a oferecer produtos e serviços à população, na mesma agência podem ser comercializados produtos de uma seguradora que pertença ao mesmo grupo empresarial. É importante esta separação, porque é possível ter um plano de previdência junto a qualquer seguradora apta para isso, independentemente de onde você tenha conta corrente. Portanto, sugiro que você entre em contato diretamente com a seguradora e veja a melhor alternativa para efetuar o resgate, que poderá ser feito para qualquer conta corrente identificada no cadastro, sendo ela do seu banco ou não. Se encontrar dificuldades, você poderá ainda fazer uma portabilidade dos recursos para outra seguradora e imediatamente solicitar o resgate. Vale lembrar que, depois da solicitação do resgate, será preciso respeitar o prazo de carência de seu plano (que pode variar de 2 a 6 meses) para uma nova retirada de recursos.

.

Outra questão que deve ser considerada é se há a incidência de taxa de carregamento de saída e quais as regras para você evitá-la. Geralmente essa taxa incide para os primeiros anos de aplicação e diminui com o passar do tempo. Algumas instituições não cobram carregamento de saída, o que pode ser um bom motivo para você fazer a portabilidade antes de resgatar os recursos.

Importante ainda é verificar se sua previdência é do tipo VGBL ou PGBL. A grande diferença entre elas é que, no caso do VGBL, o imposto de renda incide somente sobre os rendimentos financeiros, enquanto que nos fundos do tipo PGBL o imposto é cobrado sobre o valor total investido.

.

Há ainda duas formas de tributação: a progressiva e a regressiva. Se você optou pela tabela progressiva, será descontado na fonte o percentual de 15% no momento do resgate e a operação deverá ser ajustada na declaração de IR, porque o valor recebido irá se somar às outras fontes de renda tributáveis. Neste caso, pode ser necessário novo pagamento de imposto de renda e a alíquota total (IR retido + IR pago no ajuste) pode chegar a 27,5%, dependendo das rendas que o titular obteve naquele exercício (ou, ainda, se o conjunto de rendas não ultrapassar o limite da tabela de IR, talvez haja restituição deste imposto).

Se a opção de tributação foi pela tabela regressiva, a incidência de impostos acontecerá exclusivamente no momento do resgate de forma definitiva. Neste caso, quanto menos tempo se deixa os valores investidos, maior será a alíquota. Como você aplicou há um ano, caso seu plano seja um PGBL com tabela decrescente, terá que pagar 35% sobre o valor total aplicado! Provavelmente, haverá ainda a incidência de taxa de saída.

.

Portanto, se este for seu caso, pode ser até mais interessante fazer um empréstimo para quitar suas dívidas e deixar os recursos aplicados por mais tempo. Enfim, lembre-se de que produtos de previdência não são adequados para serem usados no curto prazo. Para recursos destinados a capital de giro ou reserva de segurança, é mais conveniente investir em CDBs de grandes bancos, títulos públicos ou ainda na caderneta de poupança.

.

Os cuidados antes de resgatar a previdência privada por Annalisa Dal Zotto, em publicação no Valor Econômico – 11.09.2013

Onde você está, aonde quer chegar?
Nossa função é tornar sua jornada mais rápida e mais rentável. Escolhemos com você os investimentos que precisa, alinhados às suas necessidades. Clique aqui.

Deixe seu comentário

Comentário(s): 154

       
  1. Fiz uma aplicação previdencia progressiva ou antecipado no dia 02/08/19 no dia seguinte comeprei um apto que apareceu de última hora não pude perder esse negócio …o problema é que o dinheiro foi aplicado por 60dias se eu resgatar no dia 05/08/19 oque eu vou ter que pagar.imposto de renda somente dos rendimentos desses dias ou do valor total aplicado no caso dos 100.000reais por favor me ajude preciso saber oque vai acontecer se eu resgatar antes do prazo

    1. Eduardo, bom dia!
      O imposto de renda vai incidir sobre o montante se for uma previdência do tipo PGBL ou sobre o rendimento se for VGBL. Recomendamos que seja feita a leitura do regulamento do plano para entender se terá alguma multa por retirar o investimento antes da carência.
      Se preferir, entre em contato com um de nossos especialistas para analisar o regulamento de sua previdência, dessa forma podemos lhe orientar melhor. Agende um horário gratuito pelo link http://www.parmais.com.br/agendamento.html.
      Desejamos sucesso!

  2. Ao solicitar o resgate da minha previdência VGBL é automaticamente cancelada o meu plano previdenciário ou ainda tenho que solicitar o cancelamento da mesma?

    1. Luis André, boa tarde!

      Ao solicitar o resgate total da previdência, o débito automático deve cessar, entretanto, sugerimos entrar em contato com seu gerente para maiores informações.

      Desejamos um ótimo final de semana!

  3. O gerente do Banco vendeu varias previdências empresarial VGBL a empresa e não explicou a maneira correta de fazer o resgate. Colocou o meu nome como beneficiaria e não desejo este dinheiro na minha conta por que não tenho como justificar e mesmo assim não desejo este beneficio . Como fazer para que este resgate volte para a conta da empresa? Já tentei de tudo junto ao Banco Bradesco e eles só falam que o resgate tem que vir para minha conta e não quero de maneira alguma.
    Por gentileza me orientem como fazer para o dinheiro voltar para conta da empresa de maneira legal.

    1. João, bom dia!
      Desculpa, mas não entendemos a sua dúvida! Independente de qualquer coisa, desejamos que tudo se resolva.
      Sucesso!

  4. Tenho um plano Brasilprev vencido que preciso resgatar.
    Acontece que eu falí, devo para bancos e cooro o risco de ficar sem o dinheiro que agora me faz falta para completar o meu sustento.
    Tentei receber em cheque administrativo, mas o BB não quer fazer o pagamento desta forma.
    Existe outra forma segura para receber o resgate ?

    1. João, boa tarde!
      Se já foi decretado a falência, qualquer movimentação financeira poderá ser bloqueada para a restituição devida aos credores. Logo, resgate ou qualquer outra ordem da sua previdência será identificada pelo banco e bloqueada. De qualquer forma, indicamos uma consulta a um advogado para analisar seu caso especificamente.
      Desejamos que tudo se resolva!

  5. qual melhor plano pra resgatar preidencia privada meu plano e o CAB nao quero optar pelo vitalicio o plano regressivo e o temporario qual melhor. meu e longo prazo paguei ate atingir a idade de aponsentar ou resgatar. preciso decidir e nao sei a melhor forma.

    1. Laila, bom dia!

      O seu caso requer uma análise mais detalhada, visto que a decisão da modalidade de resgate envolve aspectos específicos como as regras do se plano, seus aportes e seu plano financeiro. Portanto, para darmos qualquer opinião precisamos que preencha os dados do formulário do link. De posse destes dados poderemos obter um relatório. Veja que você pode escolher o melhor dia e horário:

      https://www.parmais.com.br/analise-de-previdencia-par-mais/

      Desejamos uma ótima semana!

Mais comentários
×