Sua conta
  • 12/03/2012

O que é reserva de segurança? Invista em você!

Início / Investimentos / O que é reserva de segurança? Invista em você!
reserva de segurança

Inicialmente, para compreender o que é reserva de segurança é preciso ter em mente que esta é uma ferramenta muito poderosa que gera tranquilidade financeira para toda uma família, devendo cobrir alguns meses de compromissos familiares mensais, conforme detalhes que serão explicados neste artigo. Ter esse valor reservado significa ter segurança e, acima de tudo, liberdade!

reserva de segurança

O que é reserva de segurança?

É uma reserva financeira que as pessoas devem manter para cobrir os compromissos mensais da família (despesas, parcelas de imóveis, etc.) por um determinado período (alguns meses) em caso de perda ou redução temporária de renda.

Por exemplo, no caso da perda do emprego, ou quando ficamos impedidos de trabalhar por um período e não recebemos renda – caso clássico de autônomos. O objetivo é que com a constituição de uma reserva de segurança financeira não seja necessário tomar um empréstimo, ou entrar no cheque especial, nessas eventualidades.

Como dimensionar a reserva de segurança?

A quantidade de meses que a reserva de segurança deverá cobrir irá variar. Inicialmente, para dimensionar a reserva de segurança é preciso definir dois pontos principais:

  1. Qual o valor dos compromissos mensais da família? Despesas (moradia, lazer, alimentação, etc.) e outros compromissos (como uma parcela de financiamento do carro que não pode ser deixada de lado).
  2. Quantos meses precisam ser cobertos? Por exemplo, um profissional liberal precisa de mais meses cobertos do que um funcionário público.

reserva de segurança

Quantos meses devem ser cobertos?

A definição da reserva de segurança depende de inúmeras variáveis. Não há uma fórmula para definir a quantidade exata de meses que devem ser cobertos. Porém, a Par Mais definiu três critérios objetivos que devem ser levados em conta:

  1. Qual a profissão do principal provedor?
  2. Quanto tempo ele está nessa profissão?
  3. Família possui filhos?

A profissão do principal provedor, aquele que possui a renda mais alta e supre mais recursos dentro da estrutura familiar, leva em conta a estabilidade que a profissão fornece. Quanto mais estável for a profissão, menor será a quantidade de meses necessários para a reserva de segurança.

Outro fator a ser levado em conta é quanto tempo o principal provedor está na sua atual profissão. Como regra geral usamos o período de 5 anos. Ou seja, se ele está na profissão há menos de 5 anos, isso significa menor estabilidade, sendo necessária uma maior quantidade de meses para o cálculo da reserva de segurança. No caso de estar há mais de 5 anos, haverá maior estabilidade na profissão e, por consequência, necessitará de menos meses para a reserva.

Por fim, é preciso considerar se a família possui filhos dependentes financeiramente, pois se a resposta for positiva, então haverá mias despesas na família. Principalmente no que tange à educação, alimentação e vestuário. Dessa forma, há duas possíveis situações:

  1. Possui filhos: precisará de mais meses de reserva;
  2. Não possui filhos: precisará de menos meses de reserva.

Em que tipos de produtos a reserva deve ser aplicada?

A reserva deve ser aplicada em produtos com baixíssimo risco (sem risco de desvalorização) e alta liquidez (que possam ser resgatados no mesmo dia se necessário). O objetivo da reserva não é ter ganho de capital significativo (como se busca no mercado de ações, por exemplo), mas sim proteger o capital da inflação.

Alguns exemplos de produtos normalmente indicados para reserva de segurança:

Caso prático: Annalisa Dal Zotto, sócia da Par Mais

Abaixo segue um case da Annalisa Dal Zotto, sócia da Par Mais, que demonstra a importância de ter uma reserva de segurança constituída e como isso trouxe mais tranquilidade ao longo dos anos.

“Eu e meu marido temos o bom hábito de poupar há muito tempo, porque perseguimos o sonho da independência financeira: batalhamos para ter no futuro renda suficiente para viver, pagar nossos luxos e não precisarmos trabalhar para isso. Ao longo dos nossos 26 anos de casados acabamos usando nossa reserva de segurança em situações que nos permitiram conduzir o rumo de nossas vidas.

Casei-me aos 17 anos com um jogador de vôlei e fomos morar na Itália. Cinco anos depois, eu estava grávida e nós com saudades das nossa famílias, amigos, tudo! Renan tinha contrato com o Messaggero de Ravenna, quando surgiu a oportunidade de ser técnico do antigo time de vôlei do Palmeiras/ Parmalat em São Paulo. Porém, o salário oferecido para um técnico estreante era inferior as nossas despesas mensais…Foi uma emoção incrível decidir voltar para casa, largar um contrato excelente para ganhar muito menos, uma grande aventura!! Tínhamos uma boa reserva que nos permitiu fazer esta decisão ousada, deu uma segunda profissão ao meu marido e fez nascer mais um brasileiro.

Dois anos depois, com o trabalho dele e minha loja de roupas infantis já ganhávamos o necessário para nos manter e com esforço e paciência retomamos o processo de acumulação de patrimônio e voltamos a poupar. Olhando para trás vemos que a decisão foi mais do que acertada!”

Conclusão

É muito importante que esta reserva seja aplicada em investimentos de baixo risco e a renda fixa é o instrumento ideal. Bons produtos são os títulos públicos ou CDBs de grandes bancos. Além disso, o Brasil é o país que mais paga juros no mundo, consequentemente somos os privilegiados que podemos guardar nossa reserva de segurança e ainda ganhar dinheiro ao longo do tempo, recebendo juros altos.

Par Mais – 03.06.2016

A Par Mais Empoderamento Financeiro tem um propósito claro: fazer com que as pessoas mudem sua relação com o dinheiro para alcançar a liberdade e serem mais felizes. Os especialistas da Par Mais desenvolveram um método que visa tornar qualquer pessoa capacitada a ter o controle das suas finanças. Conheça os nossos serviços. Clique aqui.

Resumo
O que é reserva de segurança? Invista em você!
Nome do artigo
O que é reserva de segurança? Invista em você!
Descrição
Nossos especialistas descrevem o que é reserva de segurança, como dimensioná-la, onde investir e como mantê-la. Empodere-se financeiramente!
Autor
Nome do editor
Par Mais

Deixe seu comentário

Comentário(s): 0

×