Invista em você

  • 15/01/2012
Página inicial - capital - Invista em você

Invista em você

Invista em você

.

Quando iniciamos o processo de planejamento financeiro a primeira recomendação é formarmos uma reserva de segurança: significa juntar o valor equivalente a 6 meses das nossas despesas para usar somente em casos excepcionais como desemprego, problemas de saúde e outros imprevistos. Ter esta reserva significa segurança, tranquilidade e liberdade.

Eu e o meu marido temos o bom hábito de poupar há muito tempo, porque perseguimos o sonho da independência financeira: batalhamos para ter no futuro renda suficiente para viver, pagar nossos luxos e não precisarmos trabalhar para isso. Ao longo dos nossos 23 anos de casados acabamos usando nossa reserva de segurança em situações que nos permitiram conduzir o rumo de nossas vidas. Casei-me aos 17 anos com um jogador de vôlei e fomos morar na Itália. Cinco anos depois eu estava grávida e nós com saudades de nossas famílias, amigos, tudo! Renan tinha contrato com o Messaggero de Ravenna, quando surgiu a oportunidade de ser técnico do antigo time de vôlei do Palmeiras/Parmalat em São Paulo. Porém, o salário oferecido para um técnico estreante era inferior as nossas despesas mensais… Foi uma emoção incrível decidir voltar para casa, largar um contrato excelente para ganhar muito menos, uma grande aventura!! Tínhamos uma boa reserva de segurança que nos permitiu fazer esta decisão ousada, deu uma segunda profissão ao meu marido e fez nascer mais um brasileiro. Dois anos depois, com o trabalho dele e minha loja de roupas infantis á ganhávamos o necessário para nos manter e com esforço e paciência retomamos o processo de acumulação de patrimônio e voltamos a poupar. Olhando para trás vemos que a decisão foi mais do que acertada!

É muito importante que a reserva seja aplicada em investimentos de baixo risco e a renda fixa é o instrumento ideal. Bons produtos são os títulos públicos, CDBs de grandes bancos ou a caderneta de poupança. Além disso, o Brasil é o país que mais paga juros no mundo, consequentemente somos os privilegiados que podemos guardar nossa reserva de segurança e ainda ganhar dinheiro ao longo do tempo, recebendo juros altos!! Não tem defeito! Portanto, aproveite o início do ano para rever suas prioridades e objetivos e faça a sua reserva!

Annalisa Blando Dal Zotto, é planejadora financeira pessoal certificada pelo IBCPF.

Publicado no Clube do Champanhe

.

Invista em você por  Annalisa Blando Dal Zotto – 15.01.2012

A Par Mais Planejamento Financeiro tem um propósito claro: trabalhamos para auxiliar cada um de nossos clientes a construir sua tranquilidade financeira. Atuamos na área de planejamento financeiro pessoal, family office, gestão patrimonial, consultoria financeira para empresas e consultoria de investimentos.

Deixe seu comentário

Comentário(s): 0

Últimas publicações