Por que renda fixa teve retorno negativo?

  • 07/04/2020
Página inicial - Investimentos - Por que renda fixa teve retorno negativo?

Se você possui investimentos em renda fixa, deve ter se perguntado, “se é renda fixa, como a rentabilidade ficou negativa? Isto não é somente para renda variável?”

Pois é, não funciona bem assim, renda fixa também pode oscilar.

Quem possui títulos e fundos de renda fixa pré-fixada, já conhece esta situação por causa da marcação a mercado, que é quando o preço é definido pela negociação de mercado entre comprador e vendedor.

Saiba mais: Marcação a Mercado x Marcação na Curva

Mas o que tem acontecido com os fundos de renda fixa pós-fixados? E por que todos os fundos de renda fixa perderam valor de um dia para o outro?

Os fundos de renda fixa podem trazer em suas carteiras títulos de créditos, que podem ser públicos e títulos privados.

Os títulos de crédito, são documentos que estabelecem o pagamento de uma quantia pré-determinada de dinheiro no futuro. Ou seja, eles são, essencialmente, uma promessa de pagamento.

Apesar dos títulos de crédito privado serem instrumentos de dívida, eles têm várias particularidades e essas características fazem com que o risco entre eles varie bastante.

De acordo com os regulamentos dos fundos de renda fixa, eles podem possuir diversos títulos de crédito e são marcados a mercado, por isso essa oscilação ocorre.

Mercado de crédito

O mercado de crédito é o mercado onde as companhias e governos emitem dívidas para investidores, seja através de debêntures, letras financeiras ou diversos outros tipos de ativos.

Risco de crédito

O risco de crédito é o risco de perda resultante do não cumprimento do pagamento de um empréstimo. Basicamente, é o risco de alguém que emprestou dinheiro não receber de volta conforme combinado, ou seja, nas datas corretas e com pagamento de juros.

Leia mais sobre: Risco de crédito

Incertezas

Ao se deparar com as incertezas, muitos investidores correm para se desfazer dos seus investimentos, sejam eles títulos de crédito, ações ou qualquer outro ativo. Isso ocorre por diversos motivos, seja para cobrir posições, mudar a estratégia ou apenas para manter a liquidez.

A pandemia do novo Coronavírus, provocou um pânico gigante que tomou conta dos investidores do mundo inteiro e, de um dia para o outro, fundos de renda fixa perderem valor. Isso ocorreu porque em momentos de grandes incertezas, além da busca por segurança e liquidez, a emoção fala mais alto do que a razão e esse movimento acaba sendo maior do que deveria, por conta de um efeito manada e uma aversão ao risco de grandes proporções.

Saiba mais: O que é o efeito manada nos investimentos?

Liquidez

Neste cenário, surge o problema de liquidez, pois poucos querem comprar, o que se transforma rapidamente em uma bola de neve. Os compradores, cada vez mais escassos, aceitam comprar, porém, somente se o retorno aumentar muito, dado o risco de um eventual calote. Muitos vendendo e poucos comprando. Por isso, os títulos que antes eram negociados a CDI + 1% ao ano, passam a ser negociados com taxas mais altas, ocasionando uma abertura enorme das taxas, às vezes, totalmente irracional e infundada. E para que o título atual possa ter maior rentabilidade no futuro, o valor de venda (ou valor de face) diminui.

Vimos, por exemplo, títulos como a debênture Vale 19, que em fevereiro estava sendo negociada a IPCA+1,98%, sendo negociada no início de abril a IPCA+5%.

Outro exemplo é a letra financeira do Bradesco que para dois anos estava sendo negociada a CDI + 0,50% e agora está por volta de CDI + 3,50%.

Portanto, nesse momento, o valor dos títulos cai, mas em contrapartida sua rentabilidade futura aumenta.

Orçamento de guerra

A PEC do orçamento de guerra, vem inclusive para resolver essa questão, pois autoriza o Banco Central a comprar títulos de crédito que já tenham sido adquiridos por bancos e fundos de investimentos, dando liquidez para o mercado e fazendo com que os títulos sejam precificados a taxas condizentes com o risco de fato, e não por causa da escassez de liquidez. Essa medida já foi adotada em diversos países. No Brasil, a Emenda Constitucional foi promulgada no dia 07/05/2020 e está prevista para durar até 31 de dezembro.

Conclusão

Os investimentos de renda fixa também podem oscilar e apresentar um retorno negativo, influenciados por diversos fatores. Em momentos de incertezas e de pânico no mercado, os investidores buscam investimentos mais líquidos e muitas vezes, acabam se deparando com problemas como a falta de liquidez e o efeito manada que agrava essa situação.

Importante ressaltar que esse movimento é pontual, de precificação e que não houve nenhum tipo de calote

De fato, como o cenário mudou e alguns setores foram mais prejudicados, haverá uma mudança de precificação, mas muitas inconsistências devem ser corrigidas. Agora, mais do que nunca, ter uma gestão profissional passa a ser muito importante, tanto para cobrar o valor justo, como para encontrar boas oportunidades.

Nossos artigos