Sua conta
  • 22/07/2011

Renda Fixa e Risk Free

Início / Investimentos / Renda Fixa e Risk Free

Renda Fixa e Risk Free

Renda Fixa e Risk Free

.

Sempre que investimos em renda fixa, na verdade estamos emprestando dinheiro à alguém e em troca recebemos juros por isso.  Chama-se renda fixa porque as partes envolvidas combinam no início da operação qual será a rentabilidade da operação, que pode ser uma taxa ou um índice combinado. Quando o governo toma dinheiro emprestado ele emite títulos públicos, os bancos emitem CDBs e as empresas debêntures.

O tomador do dinheiro pode ser bom pagador ou não. Se for bom pagador  exigiremos menos juros , porque o risco de calote é pequeno e conforme aumenta o risco de não recebermos nosso dinheiro de volta, mais cobraremos para emprestar qualquer tostão, naturalmente! Então, vem a pergunta…quem são os melhores pagadores e quanto podemos cobrar para emprestar dinheiro à eles?

O Nobel de economia Willian Sharpe introduziu um conceito muito interessante e mundialmente usado que é o da taxa livre de risco ou Risk Free.  No Brasil a taxa adotada como  Risk Free é a taxa Selic. É livre de risco porque se parte do princípio que todo Estado paga a sua dívida interna, portanto se um cidadão emprestar dinheiro para seu país, adquirindo títulos públicos,  ele receberá seu dinheiro de volta, acrescido dos juros estabelecidos. Concordo plenamente com esta premissa, porque até a Argentina que deu um calote gigante na década passada, pagou sua dívida com seus cidadãos. Além disso, os governos emitem papel moeda, ou seja dinheiro (mesmo que isso gere inflações e outros problemas).

Considerando que temos a maior taxa  real de juros do mundo e que emprestar dinheiro ao nosso país é livre de risco, podemos concluir que se tivermos dinheiro sobrando e quisermos investi-lo, emprestar para nosso país é um excelente negócio!!

Como fazer? Através do tesouro direto. http://www.tesouro.fazenda.gov.br/

Quer saber mais sobre o tesouro direto? Clique aqui

.

Renda Fixa e Risk Free por Equipe Par Mais – 22.07.2011

A Par Mais Planejamento Financeiro tem um propósito claro: trabalhamos para auxiliar cada um de nossos clientes a construir sua tranquilidade financeira. Atuamos na área de planejamento financeiro pessoal, family office, gestão patrimonial, consultoria financeira para empresas e consultoria de investimentos.

Deixe seu comentário

Comentário(s): 0

×