Plano de previdência, quando vale a pena ter um?

  • 17/06/2013
Página inicial - uso consciente - Plano de previdência, quando vale a pena ter um?

plano de previdência

Plano de previdência, quando vale a pena ter um?

 

Cerca de 12 milhões de brasileiros têm planos de previdência, mas quase ninguém nota que o retorno de muitos deles tem decepcionado. Um quarto dos planos perdeu da inflação em cinco anos. O que fazer para salvar a aposentadoria?

São poucos os brasileiros que investem, e destes muitos sequer sabem o quanto seus investimentos estão rendendo.

Os planos de previdência costumam ser populares entre os que pretendem economizar para ter um futuro confortável, suas aplicações oferecem vantagens fiscais para quem mantém seus recursos ali por vários anos: é possível pagar apenas 10% de imposto de renda, a menor alíquota do mercado financeiro.

Só que essas vantagens apenas se tornam palpáveis para os investidores se os planos de previdência tiverem desempenho semelhante ao dos fundos de renda fixa — e o problema é que, em geral, não é isso o que acontece.

Isso acontece porque altos custos de administração e carregamento comem a rentabilidade, especialmente em período de juros achatados

Na reportagem da Exame são entrevistados Rodrigo Bonel, Fabi, da seleção de vôlei, Gamaliel. Bonel aplica 15% da sua renda todos os meses em um plano de previdência, mas não sabe se esse é o melhor investimento para o seu caso. Gamaliel tem 30 anos e pretende se aposentar aos 65, ele diz que trata a previdência como dívida no cartão de crédito.

E a jogadora de vôlei Fabiana Alvim relata que começou a aplicar em um PGBL aos 19 anos, dez anos depois, ao contratar um planejador financeiro, descobriu que esse não era o plano adequado para ela.

Por isso é importante contratar um planejador financeiro, para sugerir produtos adequados e calcular a necessidade de aporte e renda futura.

Leia a reportagem completa da Exame

.

Plano de previdência, quando vale a pena ter um? por Equipe Par Mais – 17.06.2013

A Par Mais Planejamento Financeiro tem um propósito claro: trabalhamos para auxiliar cada um de nossos clientes a construir sua tranquilidade financeira. Atuamos na área de planejamento financeiro pessoal, family office, gestão patrimonial, consultoria financeira para empresas e consultoria de investimentos.

Deixe seu comentário

Comentário(s): 0

Últimas publicações