• 21/01/2016

Qual o seu perfil de investidor: conservador, moderado ou arrojado?

perfil de investidor

Com o desenvolvimento do mercado de capitais brasileiro e o surgimento de diversas modalidades de investimento, é necessário que o investidor saiba em que tipo de produto pode colocar seu dinheiro, tirando proveito máximo do que o seu perfil permite.

Por que é importante saber qual o seu perfil de investidor?

Há clientes que não veem problema nenhum de investir todo o seu capital em ações, correndo riscos de perder uma grande fatia do investimento do dia pra noite. Outros, geralmente os mais antigos, não abrem mão da poupança – segura mas pouco rentável.

Cada pessoa tem um perfil de investidor diferente, aguenta uma dose de risco diferente e tem objetivos diferentes. Para atender à regulação CVM 539, fez-se necessário que todas as instituições financeiras ou agentes de investimento adotem uma metodologia que tem por finalidade identificar o perfil e verificar se os investimentos estão de acordo com seus objetivos, além de buscar o conhecimento do investidor quanto aos produtos de investimento. O nome dessa metodologia é API, Análise de Perfil do Investidor, que no exterior é conhecida como Suitability, com foco em determinar quanto de “risco” o cliente suporta em sua carteira de investimentos.

Uma boa análise de perfil de risco leva em conta muito mais do que a tolerância para correr riscos. Avalia também a capacidade e a necessidade de correr riscos, de forma muito particular – levando em consideração aspectos como o momento de vida do investidor, sua estrutura familiar, padrão de vida e outros fatores que possam influenciar na escolha de investimentos.

perfil de investidor

Tipos de Perfil de Investidor

Ao final de um questionário rápido chega-se ao resultado. Basicamente o perfil do cliente se divide em 3: conservador, moderado ou arrojado. Aqui na Par Mais utilizamos a metodologia de 5 perfis, adicionando aos demais o Balanceado (entre Arrojado e Moderado) e o Agressivo (acima do Arrojado).

Abaixo as características dos perfis que adotamos:

Conservador: o cliente conservador prioriza a segurança e a liquidez nos investimentos em lugar de buscar alta rentabilidade. Esse tipo de cliente prefere investimentos com retornos previsíveis, normalmente buscando investimentos de renda fixa. Em alguns casos pode ser incluído uma parcela muito pequena de renda variável, normalmente representados por ações ou câmbio

Moderado: este é o investidor que gosta da segurança de investimentos de renda fixa, mas quer, ou pode, dar uma “apimentada” na carteira de investimentos. Geralmente esse investidor quer ter um retorno acima sem correr riscos expressivos. Por isso participa, em parte, também em fundos multimercado ou de ações;

Balanceado: Este é o investidor que tem condições e apetite para buscar ganhos mais expressivos, mas que ainda tem algumas limitações para correr grandes riscos. A diversificação é um pouco maior e a exposição à renda fixa é menor;

Arrojado: este perfil exemplifica quem não tem problema em correr riscos no curto e médio prazo e tem conhecimento de que o retorno normalmente está ligado ao risco assumido. Seus objetivos são de longo prazo, portanto a sua carteira pode estar sujeita a volatilidade durante o período de acumulação. Apesar do apetite ao risco, o investidor Arrojado tem total consciência e corre apenas riscos calculados, que estejam de acordo com seu planejamento de longo prazo;

Agressivo: Este é o tipo de investidor que busca obter o máximo de retorno possível, não levando em conta os riscos assumidos. Normalmente toma decisões por conta própria, muitas vezes tomado pela emoção e não segue regras ou parâmetros para investir. Não é raro que este tipo de investidor compare o mercado financeiro a um cassino.

 

Antes de investir lembre-se sempre de solicitar o preenchimento da API, dessa forma você se preserva e não terá surpresas com o caminho que seus investimentos poderão tomar. Investir de forma consciente, alinhada aos seus objetivos, a sua tolerância e capacidade de correr riscos normalmente encurta de forma significativa o caminho para conquista de suas metas.

E, caso queira uma análise mais detalhada, de acordo com o que você busca para o seu futuro e de sua família, conte com a Par Mais para uma avaliação criteriosa do seu perfil, seus objetivos e seus investimentos.

Artigos relacionados:

Como começar a investir com apenas R$ 10 mil.

Como administrar o seu dinheiro? Como fazer ele trabalhar para você?

Par Mais – 21.01.2016

Onde você está, onde quer chegar?
Nossa função é tornar sua jornada mais rápida e mais rentável. Escolhemos com você os investimentos que precisa, alinhados às suas necessidades. Clique aqui.

Resumo
Qual o seu perfil de investidor: conservador, moderado ou arrojado?
Nome do artigo
Qual o seu perfil de investidor: conservador, moderado ou arrojado?
Descrição
Por que é importante saber qual o seu perfil de investidor? Confira nesse artigo o porquê e quais são os tipos de perfis.
Autor
Nome do editor
Par Mais

CATEGORIAS BLOG

CATEGORIAS BLOG

Deixe seu comentário

  1. Responder

    Sou conservador ja c 65 anos esto nun bco gde nun fd multmercado algum tempo de abril pra ca meus rendi ficaram negativos o q caminho devo tomar. Obrig

      • Par Mais
      • 22/05/2018
      Responder

      Jorge, boa tarde!
      É natural que os fundos multimercados tenham seus momentos de volatilidade. Normalmente isso não é um problema desde que o produto seja adequado e que a alocação seja apenas uma parte de sua carteira de investimentos.

      Porém, se você está desconfortável com a oscilação dos investimentos é possível que eles não estão estejam adequados ao seu perfil, ou que você não esteja recebendo a orientação correta.

      Para podermos fazer uma melhor avaliação seria necessário conhecer melhor seu perfil e também o fundo que você investe. Por gentileza, informe o seu telefone ou whats para que possamos auxiliá-lo da melhor forma.

      Até mais,

    • Rafael
    • 24/06/2018
    Responder

    E se o cliente desejar aplicar em um fundo de investimento diferente do enquadrado em seu perfil?

      • Par Mais
      • 25/06/2018
      Responder

      Rafael, bom dia!
      Pode acontecer sim, chamamos de desenquadramento.
      O mais importante é saber se esse desenquadramento é necessário ou não para ele atingir os seus objetivos pessoais. Nestes caso é muito bom contar com a ajuda de um especialista em investimentos, para não correr riscos desnecessários.

      Na Par Mais, desenvolvemos uma metodologia que vai além do perfil de investidor. Analisamos também o seu momento de vida, capacidade financeira e patrimonial. Chamamos essa metodologia de Biografia Financeira, a BIO. Achamos que você vai gostar de fazer…

      http://apps.parmais.com.br/inteligencia-par-mais

      Sucesso!