Sua conta
  • 27/10/2011

Possíveis mudanças na caderneta de poupança!

Início / Investimentos / Possíveis mudanças na caderneta de poupança!

caderneta de poupança

Possíveis mudanças na caderneta de poupança!

.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou ontem que o governo “não estuda mudança na fórmula de cálculo da caderneta de poupança”.

 

As medidas de reformulação da caderneta estão sendo estudadas pelo governo Dilma Rousseff e incluem a substituição dos juros fixos de 0,5% ao mês (6,16% ao ano) pela indexação à Selic, que terá um redutor de 20% aplicado – a TR seria mantida. A nova fórmula, no entanto, só será anunciada pelo governo entre o primeiro e o segundo trimestre do ano que vem, quando o Planalto deve encaminhar ao Congresso Nacional um Projeto de Lei (PL) com a mudança nos juros fixos.

 

A avaliação do Planalto, segundo uma fonte a par da negociação, é que “a poupança é um tema muito sensível”, e, portanto, deveria ser tratado pelo governo de “maneira mais discreta e apenas no ano que vem”. Segundo uma fonte graduada no governo, a presidente Dilma Rousseff não quer antecipar para este ano um assunto “complexo politicamente“.

 

A indexação da poupança à Selic, que estaria para ser anunciada no ano que vem, é, segundo os economistas do Itaú Unibanco, “um passo adiante no aprimoramento do sistema de poupança, algo que poderia auxiliar uma futura reforma no financiamento habitacional”. Uma fonte graduada do governo afirmou que o relatório do banco “circulou pelo governo”.

 

Ajustar a remuneração da caderneta, porém, está longe de ser um cálculo trivial. Se a rentabilidade da tradicional aplicação crescer muito e provocar uma corrida dos investidores, há receio de que o mercado imobiliário não consiga absorver toda a procura.

 

Parte do mercado viu na informação de que o governo estuda mudanças na fórmula da poupança um importante sinal para a queda dos juros. Segundo análise da japonesa Nomura Securities, a informação mostra que de fato o objetivo do governo é reduzir a Selic e que o terreno está sendo preparado para um nível muito menor da taxa de juros.

 

Segundo o banco, esse é um desenvolvimento importante e confirma a visão da instituição financeira japonesa de que a intenção do governo é ir um pouco além do que seria apenas um ajuste tradicional de política monetária. “Na nossa visão, esse é um sinal muito importante de que o governo está comprometido em levar a Selic para o patamar de um dígito“.

 

Trechos do artigo escrito por: Aline Lima, Fernando Travaglini e João Villaverde | De São Paulo e Brasília

 

Possíveis Mudanças na Caderneta de Poupança! por Equipe Par Mais – 27.10.2011

A Par Mais Planejamento Financeiro tem um propósito claro: trabalhamos para auxiliar cada um de nossos clientes a construir sua tranquilidade financeira. Atuamos na área de planejamento financeiro pessoal, family office, gestão patrimonial, consultoria financeira para empresas e consultoria de investimentos.

Deixe seu comentário

Comentário(s): 0

×