Sua conta
  • 22/08/2014

Foco nos objetivos!

Início / Vida financeira / Foco nos objetivos!

planejamento financeiro

Planejamento Financeiro: Foco nos objetivos!

.

Não é raridade escutarmos as seguintes perguntas: “qual é o melhor investimento que existe?”, “qual o produto financeiro oferece o melhor retorno” ou “onde está a bola da vez?”. Porém, o que várias pessoas não entendem é que esta pode não ser a pergunta certa.

O que define um bom investimento? Imagina-se que, respondendo quanto ele rendeu em certo período já encontramos o retorno ideal. Mas o que acontece se o investimento estiver valendo menos do que você pagou no momento em que é preciso efetuar o resgate? Por esses motivos não existe uma alternativa melhor, e sim a mais adequada para você!

Com isso, na prática, precisamos nos preocupar com os seguintes aspectos para montar uma carteira de investimentos ideal para cada planejamento:

Você já possui reserva para emergências?: para não precisar resgatar o investimento antes do tempo, em caso de emergência, esse é o primeiro passo para quem deseja investir. O ideal seria um acumulo de 4 a 12 meses de despesas (dependendo da variação e da segurança de sua renda), em um investimento de baixo risco e resgate diário;

Você já possui um objetivo?: para decidir economizar hoje, deixando de consumir, para investir, você precisa ter um objetivo muito claro, independentemente de qual seja (Carro, Casa, Viagem, Independência Financeira…);

Qual seu horizonte de tempo?: com o objetivo definido, em quanto tempo você pretende alcança-lo? Além de definir os valores dos aportes necessários, o tempo irá auxiliar na tomada de decisão com relação ao risco do produto. Ou seja, você não investirá somente na caderneta de poupança para se aposentar. E também, não investirá em ações para pagar seu casamento, daqui a poucos meses;

Qual sua tolerância a risco?: você não suportaria ver seu patrimônio diminuindo, mesmo que temporariamente? Caso não consiga dormir preocupado com a volatilidade, fuja de investimentos com renda variável! Preocupe-se com isso na hora de montar a sua carteira.

Os investimentos estão alinhados com o restante de seu planejamento?: Além destes pontos, o planejamento financeiro também é muito importante. Alinhar a carteira de investimentos com o objetivo tratado é essencial. Caso você esteja no início da idade de acumular patrimônio (de 25 a 35 anos) busque mais investimentos com ganho de capital (como fundos de investimentos com renda variável, títulos do governo sem pagamento de cupom, imóveis na planta). Porém, se você estiver iniciando a fase de distribuição (a partir dos 55 anos de idade), busque investimentos que gerem renda (salas comerciais, títulos do governo que paguem cupom).

Por estes motivos, cada carteira de investimento precisa ser adaptada de acordo com o investidor, não existindo uma regra que pode ser aplicada a todos os casos. Então, tenha foco nos seu planejamento financeiro, crie objetivos alcançáveis e busque a ajuda de um profissional competente e de confiança!

.

Foco nos objetivos! por  Jonny Elias – 22.08.2014

A Par Mais Planejamento Financeiro tem um propósito claro: trabalhamos para auxiliar cada um de nossos clientes a construir sua tranquilidade financeira. Atuamos na área de planejamento financeiro pessoal, family office, gestão patrimonial, consultoria financeira para empresas e consultoria de investimentos.

Deixe seu comentário

Comentário(s): 0

×