planejamento financeiro desejo necessidade

É desejo ou necessidade? Você já se perguntou isso? Não? Então passe a se perguntar. Os dois tem sua importância em nossas vidas, mas são diferentes um do outro. Necessidade está relacionado à uma carência fisiológica, como por ex: fome, sono, etc. Já o desejo é uma vontade de suprir uma carência criada por nós ou, muitas vezes, pela sociedade.

Com o mundo cada vez mais tecnológico e imediato, é normal que queiramos nos adaptar a algumas mudanças, como o desejo de comprar aquele celular da moda, ou um carro novo, uma viagem para Nova York… Afinal, após anos de trabalho duro, sangue, suor e lágrimas, nada mais normal, ou melhor, mais merecido que consumir coisas boas, certo? Claro! Mas antes de sair se presenteando por ai é preciso avaliar seu padrão de vida. A forma como você vive está de acordo com os objetivos? Aliás, quais são seus objetivos?

Vou lhe propor algo inusitado: pare agora o que está fazendo e pense no que você realizou até hoje. E aí me responda: vale a pena trabalhar só pra pagar as contas?

A vida nos foi dada para ser vivida e aproveitada, é mais do que válido viajar, jantar em bons restaurantes, comprar boas roupas. E você pode sim se dar ao luxo de realizar esses desejos, desde que seja feito de forma consciente:

Economize durante alguns meses para aquele objetivo / programe-se: antecipar preparações podem garantir melhores preços (ex. passagens aéreas, hotéis…);
Procure pagar a vista;
Trace quais são suas necessidades, ou seja, despesas mensais fixas (ex. colégio dos filhos, plano de saúde, etc);
Priorize sempre as necessidades antes de qualquer desejos;

Mas, antes de definir a forma de gastar, você deve definir o citado padrão de vida de acordo com o que você pode arcar, de forma a viver com conforto, dignidade, lazer e, principalmente, futuro!

Destaco o futuro porque grande parte das pessoas acaba vivendo somente o dia de hoje, mas à elas pergunto novamente: vale a pena trabalhar só pra pagar as contas? Você não sonha em fazer alguma viagem? Pagar, sem se preocupar, a faculdade de seus filhos? Quem sabe dar a eles a oportunidade de fazer um intercâmbio? Que tal ajudar instituições de caridade?

“O que ganho mal paga as contas, como vou guardar dinheiro se mal consigo tomar uma cervejinha de vez em quando?”. Se você ganha pouco – e sobra pouquíssimo – o que acha de usar esse pouco para fazer aquele curso de inglês que vai dar aquele up no seu currículo? Ou aquela especialização que vai te permitir ganhar um bom aumento?

Para tudo isso é preciso incorporar o futuro no seu presente, faça um esforço, nada é de graça e mágicas financeiras não existem. É possível ser feliz a vida inteira, não apenas agora ou amanhã.

por Márcio Wolter, 08/05/2015

A Par Mais Planejamento Financeiro tem um propósito claro: trabalhamos para auxiliar cada um de nossos clientes a construir sua tranquilidade financeira. A Par Mais atua na área de planejamento financeiro pessoal, family office, gestão patrimonial, consultoria financeira para empresas e consultoria de investimentos.