Sua conta
  • 02/08/2013

Planejamento financeiro de atletas

Início / Vida financeira / Planejamento financeiro de atletas

Planejamento financeiro de atletas

Planejamento financeiro de atletas

.

O mundo dos atletas profissionais costuma ser conhecido através do luxo proporcionado pelos altos salários, passando uma ideia errada de estabilidade financeira. Mas a realidade da pós-aposentadoria costuma ser bem diferente.

Quando começam na carreira, muitos atletas precisam largar os estudos e acabam ficando sem instruções ou educação financeira, o que acarreta em uma aposentadoria muito mais complicada financeiramente.

Mas isso não é exclusividade dos brasileiros. No início de 2013, a XPro fez uma pesquisa entre os jogadores ingleses que mostrou que 60% dos jogadores aposentados declaram falência em até 5 anos, o mesmo acontece na NBA, liga americana de basquete. Na NFL, liga de futebol americano, o cenário é ainda pior, 78% dos jogadores passam por dificuldades financeiras nos dois anos após a aposentadoria.

Segundo Annalisa Blando Dal Zotto, CFP®, sócia da Par Mais Planejamento Financeiro, “Todo mundo tem uma tendência de gastar o mesmo que ganha”. No caso dos atletas, isso não pode. Como eles ganham muito, têm de ter um consciência de que precisam ter um pé de meia. Quanto mais cedo se cria essa consciência, melhor. Ele vai poder aplicar esse dinheiro ao longo da carreira para que (o rendimento) aumente esse patrimônio”. Portanto, uma assessoria financeira para atletas é fundamental.

A especialista ainda comenta que a maioria dos jogadores só procura por uma assessoria financeira para atletas quando o final da carreira se aproxima. Nesses casos, o trabalho de planejamento financeiro busca uma pós-aposentadoria tranquila, com uma segunda carreira da escolha do atleta. Entre os esportistas diferenciados que buscaram orientação para cuidar bem de suas finanças e seu patrimônio podemos citar: Magno Alves, Lulinha e Hélio dos Anjos, todos clientes da Par Mais.

A experiência de Annalisa com planejamento financeiro para atletas começou em casa, o marido e medalhista olímpico Renan Dal Zotto construiu  uma brilhante carreira como jogador de vôlei e atualmente atua como gestor esportivo.

Leia a matéria na íntegra.

Esportistas e clientes Par Mais, da esquerda para a direita: Hélio dos Anjos, Lulinha e Magno Alves

.

Planejamento financeiro de atletas por Annalisa Dal Zotto – 02.08.2013

A Par Mais Planejamento Financeiro tem um propósito claro: trabalhamos para auxiliar cada um de nossos clientes a construir sua tranquilidade financeira. Atuamos na área de planejamento financeiro pessoal, family office, gestão patrimonial, consultoria financeira para empresas e consultoria de investimentos.

Deixe seu comentário

Comentário(s): 0

×