Sua conta
  • 23/04/2012

Planejamento Financeiro – Como Começar?

Início / Vida financeira / Planejamento Financeiro – Como Começar?

Precisamos saber ganhar, gastar, controlar, poupar e investir para atingir nossos sonhos. Mas, você sabe como começar um planejamento financeiro para isso?

Empresas de sucesso têm gestão profissional, fazem planejamentos estratégicos para ter um foco onde mirar, mantêm rígido controle administrativo. E para quê? Justamente porque buscam o crescimento, a longevidade e sucesso. Tudo isso é avaliado através de diversos resultados, mas principalmente através do lucro que geram.

Por que, então, não trazer este universo de forma simples e prática para as pessoas e famílias? Devemos ser como folhas ao vento ou podemos profissionalizar nossas condutas por meio de planejamento e controles para atingirmos nossos objetivos?

Você sabe quanto você e sua família ganharam e gastaram ao longo do último ano? Quanto serviu para realizar um sonho ou projeto de vida? Quanto foi gasto e você sequer sabe em quê? Será que o seguro contratado atende de fato suas necessidades? Seus investimentos estão dando o retorno que você gostaria? E o impacto dos juros e da carga tributária sobre seu fluxo de recursos está otimizado? Ou você não tem tempo para estas questões?

Estes questionamentos são relevantes e fundamentais para que o plano estratégico financeiro de nossas vidas dê certo. Este plano pode ser a tão sonhada viagem de volta ao mundo, a compra do nosso lar, uma aposentadoria confortável; enfim, cada um tem o seu.

Precisamos saber ganhar, gastar, controlar, poupar e investir para que consigamos manter ou acumular patrimônio e ter qualidade de vida de acordo com os sonhos e expectativas ao longo de nossas vidas.

O planejamento financeiro pessoal envolve esses e tantos outros aspectos que, de uma forma ou de outra, impactam em nossas finanças. Por definição, é o processo de formulação de estratégias para auxiliar pessoas e famílias a gerenciarem seus assuntos financeiros para atingirem seus objetivos de vida. Supondo que nossa vida seja um carro, ter um planejamento financeiro significa ser o motorista de nossa vida e não o passageiro que vai aonde o condutor o levar. Ter um plano financeiro é ter um plano de vida, é saber onde queremos chegar.

O primeiro passo é fazer um orçamento do que ganhamos e gastamos. Para isso sugiro montar uma planilha. Se tiver interesse, faça seu cadastro aqui no site e solicite esta planilha, que lhe será enviada gratuitamente. Para facilitar a construção do orçamento, pegue faturas de cartões de crédito e extratos de conta corrente dos últimos três meses e insira-os na planilha. Depois faça uma média mensal. O próximo passo será fazer um fluxo de caixa, mas isso será assunto para o próximo artigo.

.

 

Como alcançar o sucesso com um bom planejamento financeiro por Annalisa  Blando Dal Zotto – 23/04/2012

A Par Mais Planejamento Financeiro tem um propósito claro: trabalhamos para auxiliar cada um de nossos clientes a construir sua tranquilidade financeira. Atuamos na área de planejamento financeiro pessoal, family office, gestão patrimonial, consultoria financeira para empresas e consultoria de investimentos.

Deixe seu comentário

Comentário(s): 0

×