Sua conta
  • 19/07/2013

Onde você gastou sua Ferrari?

Início / Vida financeira / Onde você gastou sua Ferrari?

Onde você gastou

Onde você gastou sua Ferrari?

.

Certo dia uma engenheira encontrou o ex-colega de ensino médio em um restaurante, tomando uma bela taça de vinho tinto. Conversa vai, conversa vem e ela pergunta:

– Há quanto tempo você bebe vinho?

– Ah, já faz mais de 20 anos. Tomo pelo menos uma taça todos os dias e nos finais de semana costumamos nos reunir e tomar normalmente 1 garrafa por casal. Por quê?

– Nossa! Sabia que se você não tivesse tomado todo esse vinho e tivesse investido bem o dinheiro, poderia ter uma Ferrari novinha hoje?

– Que interessante! Você toma vinho?

– Não, eu não bebo.

– Então cadê sua Ferrari?

Você já deve ter ouvido essa história, ou algo como: “se cortar seu cafezinho de todos os dias poderá ter uma bela aposentadoria no futuro”.

De uma forma ou de outra (seja com vinho, bolsas, trocas de carro,…), normalmente priorizamos por consumir aquilo que nos dá prazer momentâneo, deixando para pensar nessa história chata de aposentadoria e de planejamento financeiro depois.

Veja que nesse exemplo é possível encontrar (de uma forma simplificada) a diferença entre preço e valor:

– Preço: aquele que está escrito na etiqueta da roupa de grife e é o mesmo pra todos.

– Valor: aquilo que me faz optar entre a roupa de grife ou a da loja do lado que sai pela metade do preço e tem a mesma qualidade; ou seja, cada um tem a sua percepção de valor pelas coisas.

Nossa engenheira não toma vinho, mas assim como seu ex-colega, não conseguiu poupar para sua independência financeira.

A moral da história não está em deixar de beber o vinho ou não comprar a roupa de grife hoje para ter uma Ferrari ou uma boa aposentadoria no futuro; está em saber o que é prioridade para você e equilibrar isso tendo uma vida financeiramente saudável e alinhada com o padrão de vida que cabe no seu bolso.

E agora, que tal convidar um amigo pra tomar um cafezinho, ou uma taça de vinho, e falar sobre finanças pessoais?

Onde você gastou sua Ferrari? por Jailon Giacomelli – 19.07.2013

A Par Mais Planejamento Financeiro tem um propósito claro: trabalhamos para auxiliar cada um de nossos clientes a construir sua tranquilidade financeira. Atuamos na área de planejamento financeiro pessoal, family office, gestão patrimonial, consultoria financeira para empresas e consultoria de investimentos.

Deixe seu comentário

Comentário(s): 0

×