Onde investir meu rico dinheirinho? 2°Parte

  • 22/06/2011
Página inicial - uso consciente - Onde investir meu rico dinheirinho? 2°Parte

onde investir

Onde investir?

.

Compra de carro para uso próprio, ao contrário do que muitos pensam, não é investimento! Investimentos devem ter o potencial de aumentar nosso patrimônio e ainda gerar renda. Portanto, adquirir carrões é pura despesa! Podem realizar sonhos, darem conforto, mas são péssimos negócios do ponto de vista financeiro. Não geram renda, se desvalorizam e ainda dão muitas despesas.

Muitos autores de finanças pessoais, cujo ícone é Robert Kiyosaki, autor do Best seller “Pai Rico, Pai Pobre “, acreditam que todos os bens adquiridos para uso pessoal são passivos e não ativos. Passivos são bens que geram despesas e ativos são bens que aumentam nosso patrimônio. Concordo em parte com esta afirmação. Certamente veículos, barcos e todos bens de uso pessoal que se depreciam ao longo do tempo são passivos. Porém, quando falamos da casa de moradia, da casa de praia, do sitio, acho muito radical a afirmação de que estes bens sejam passivos. De fato estes bens  geram despesas e muitas!!! Mas os imóveis tendem a se valorizar ao longo do tempo e muitas vezes acabam representando uma verdadeira aposentadoria. Se a família resolver alugá-los, terá uma fonte de renda, ou vendê-los e transformá-los em outros bens que gerem mais renda, eles se transformarão em bons ativos.

Quanto ao investimento em ações, certamente é uma excelente alternativa, porque o jovem jogador, nosso sujeito da 1° parte deste artigo, ainda tem um bom tempo de carreira pela frente e  é super importante ele fazer um bom pé de meia porque a carreira do atleta é curta. Podemos concluir então que a melhor opção seria

aplicar todo o valor numa cesta de ações? Eu diria que não necessariamente e por várias razões, entre elas que  só devem ser aplicados em bolsa, valores que não serão utilizados num horizonte de pelo menos três anos.

Além do mais, de que adianta ter dinheiro rendendo enquanto se mora de aluguel e se circula de ônibus? Será que o acúmulo de patrimônio deve estar acima do nosso conforto? Como acredito que o equilíbrio é uma ferramenta fundamental para que consigamos atingir nossos objetivos, eu sugeri a 2° alternativa. Porque acredito que ter a casa própria e o conforto de um carro é ter qualidade de vida e estímulo para se poupar mais e aos poucos acumular patrimônio ao longo da vida.

Onde Investir Meu Rico Dinheirinho? 2°Parte por Jailon Giacomelli – 22.06.2011

A Par Mais Planejamento Financeiro tem um propósito claro: trabalhamos para auxiliar cada um de nossos clientes a construir sua tranquilidade financeira. Atuamos na área de planejamento financeiro pessoal, family office, gestão patrimonial, consultoria financeira para empresas e consultoria de investimentos.

Deixe seu comentário

Comentário(s): 0

Últimas publicações