Sua conta
  • 12/07/2012

Taxa de juros em queda… Onde investir?

Início / Investimentos / Taxa de juros em queda… Onde investir?

taxa de juros

Onde investir com a taxa de juros em queda?

Quando falamos em investimentos a maioria das pessoas pensa logo em poupança, fundos de investimentos e, no máximo, em bolsa de valores. Mas, onde investir com a taxa de juros em queda?

Com a redução da taxa de juros e a mudança recente das regras da poupança, está cada vez mais difícil se obter ganhos reais com investimentos financeiros.  A poupança está rendendo 70% do valor da SELIC – com taxa de 8% estamos falando em uma rentabilidade de 5,60% ao ano. Os fundos comuns, referenciados pela taxa de juros, pagam taxa de administração e ainda tem seus rendimentos tributados pelo governo – caso o fundo tenha uma taxa de administração maior que 1,50% sua rentabilidade será menor que a própria poupança. Os que arriscaram na bolsa de valores estão amargando quatro anos de crise e perdas, especialmente nas ações mais populares, conhecidas como blue chips e que sofrem mais com a crise mundial.

Mas o mundo dos investimentos é muito maior do que acostumamos a ver. Por comodidade e também estimulados por um juro real alto, o brasileiro se acostumou a deixar seu dinheiro no banco. Mas poucos se tocam que bancos são feitos para recolher depósitos e emprestar dinheiro. É daí que eles tiram seu lucro. E o seu gerente, que por mais atencioso e competente que seja, é funcionário do banco e deve atender aos interesses do banco em primeiro lugar.

Mas e aí, onde investir? Há saída? A resposta é sim. A tendência de baixa da taxa de juros veio pra ficar. Essa é a nova realidade de um Brasil que, depois de anos de tentativas finalmente começa a ter uma economia mais madura e renda melhor para as pessoas. E uma economia madura vai obrigar os investidores a, da mesma forma, serem mais maduros e conhecerem melhor os produtos de investimento.

Nesse contexto começam a ser tornar cada vez mais comum a busca por gestoras independentes de recursos, também conhecidas como Assets, que são empresas especializadas em investimento. E não apenas no trivial – títulos públicos, taxas de juros e bolsa de valores. Existe um universo imenso de estratégias, praticamente sem limites ou fronteiras e que, ao contrário do que se poderia pensar, oferecem riscos reduzidos ou calculados de acordo com o investidor. É verdade que tais investimentos ainda não estão acessíveis para todos, já que o mínimo de aplicação fica normalmente acima dos R$ 20.000,00, mas a tendência é que se popularize cada vez mais.

Se você se preocupa com seus investimentos e tem a intenção de fazer o seu dinheiro render de verdade, comece a mudar de concepção e procurar quem realmente entende do assunto e, principalmente, esteja comprometido com seus objetivos.

Onde Investir com a Taxa de Juros em Queda? Por Alexandre Amorim, Consultor de Investimentos – 12.07.2012

A Par Mais Planejamento Financeiro tem um propósito claro: trabalhamos para auxiliar cada um de nossos clientes a construir sua tranquilidade financeira. Atuamos na área de planejamento financeiro pessoal, family office, gestão patrimonial, consultoria financeira para empresas e consultoria de investimentos.

Deixe seu comentário

Comentário(s): 0

×