Você sabe o que faz um consultor financeiro pessoal?

  • 26/11/2021
Página inicial - Blog - Você sabe o que faz um consultor financeiro pessoal?

O consultor financeiro pessoal é o profissional responsável por avaliar e organizar a vida financeira dos seus clientes, sem conflitos de interesses, atuando com honestidade e respeito ao perfil de cada um.

Ele atua em todas as áreas que tangem a vida financeira, visando adequar as finanças dos clientes, de acordo com os objetivos e momento de vida.

O consultor pode trabalhar como autônomo, em empresas do ramo financeiro ou seguradoras e por isso, muitas vezes, está isento de relações com instituições bancárias.

Além disso, ele não possui envolvimento emocional com o patrimônio do cliente e, dessa forma, consegue trabalhar com mais liberdade e visão ampla para direciona-lo pelo melhor caminho.

Também é responsabilidade do consultor financeiro pessoal dar subsídio e alertar o cliente para protegê-lo de investimentos inadequados que a todo momento são oferecidos.

Quanto à segurança das informações, um bom consultor financeiro pessoal sempre preza pela ética e confidencialidade.

Entenda neste artigo como é o trabalho de um consultor financeiro pessoal e como os profissionais da ParMais podem ajudar você a organizar a sua vida financeira. 

O que faz um consultor financeiro pessoal na prática e como a ParMais trabalha?

O trabalho de um consultor financeiro pessoal consiste na análise e elaboração de estratégias para as seis áreas que afetam a vida financeira das pessoas, que são:

1 – Planejamento financeiro

Aqui na Parmais, nosso foco principal é levantar minuciosamente a vida financeira do cliente. Com essas informações, conseguimos entender o fluxo de caixa, o comportamento do indivíduo ou da família e, assim, planejar as estratégias a serem adotadas para possíveis ajustes.

2 – Gestão de ativos e investimentos

Analisamos, comparamos e indicamos as melhores estratégias de investimentos de acordo com os objetivos e momento de vida de cada cliente. Nossos especialistas, juntamente com o gestor de investimentos, Alexandre Amorim, estão sempre de olho no mercado, analisando os cenários e buscando as melhores soluções para cada caso. Além disso, também realizamos a avaliação de imóveis e demais bens, sempre respeitando o perfil de investidor do cliente.

3 – Planejamento de aposentadoria – independência financeira

Outro papel do consultor financeiro pessoal é dimensionar o capital necessário para gerar renda no futuro, ou seja, para a aposentadoria. Aqui na ParMais, consideramos um orçamento estimado, analisamos o INSS, aposentadoria pública e a previdência privada – se for o caso – e definimos um plano para que o cliente saiba exatamente o que fazer para ter o padrão de vida desejado quando decidir parar de trabalhar.

4 – Gestão de riscos

Nesta área, analisamos os riscos em que o cliente está exposto, com o objetivo de indicar a solução mais adequada para que ele e a família fiquem assistidos em qualquer eventualidade.

Um exemplo comum que vemos por aqui: uma família em que apenas o marido ou esposa possuem renda, com filhos e pouco patrimônio acumulado. A família estaria totalmente desprotegida na falta do principal provedor, caso não possua um seguro de vida.

5 – Planejamento tributário

No planejamento tributário o intuito é compreender e avaliar o impacto dos impostos no trabalho e também na vida financeira do cliente. Por meio de estratégias amparadas pela lei, conseguimos diminuir o peso dos tributos sobre as receitas. A partir da análise da declaração de imposto de renda do cliente, verificamos se há concordância nos dados ou se o cliente está exposto a riscos.

6 – Planejamento sucessório

Nesta área, o consultor financeiro pessoal volta a atenção para agilizar o processo de sucessão de bens do cliente, ou seja, com quem ficará a herança ou patrimônio que o cliente construiu e quais cuidados deve ter para a segurança financeira dos filhos e entes queridos.

Além disso, é necessário que o cliente saiba quais os impactos jurídicos das alternativas do planejamento sucessório. Para isso, os consultores da ParMais avaliam e calculam o custo tributário, a disposição do patrimônio e os cenários previstos.

Nesse processo, são também desenvolvidas estratégias para agilizar e diminuir os custos com a transferência dos bens, muitas vezes em vida.

Entre em contato com os consultores financeiros da ParMais e conquiste seus objetivos

Como é o trabalho do consultor financeiro pessoal?

Aqui na ParMais, seguimos seis passos básicos: 

1 – Estabelecemos o relacionamento com o cliente

Apresentamos ao cliente o processo e, no caso da contratação, definimos o objetivo do trabalho, que muitas vezes é focado em apenas algumas das áreas citadas acima.

2 – Coletamos os dados

O próximo passo é identificar os objetivos pessoais e financeiros, assim como as necessidades e prioridades do cliente. Aqui são coletados dados quantitativos e qualitativos, como dados pessoais, extratos bancários, levantamento do padrão de vida, produtos financeiros e bens em geral, sempre com a finalidade de ter subsídio suficiente para dar um diagnóstico da situação atual.

3 – Analisamos os dados e objetivos

De posse das informações, o consultor financeiro pessoal da ParMais faz a análise de todos os dados para avaliar se os objetivos estão de acordo com a estrutura atual ou se é preciso adequações. É aqui que fazemos o diagnóstico da vida financeira do cliente. 

Podemos comparar com uma consulta ao médico, pois o consultor financeiro pessoal faz um diagnóstico e “prescreve” algumas ações a serem tomadas para dar um norte financeiro ao cliente. Ou seja, identificamos as dores e necessidades financeiras para auxiliar o cliente a escolher o melhor caminho.

4 – Identificamos estratégias

Depois do terceiro passo, é hora de traçar as estratégias a serem executadas. São elas que vão servir de escada para alcançar os objetivos. Após desenvolver as recomendações, apresentamos elas ao cliente.

5 – Implementação

Depois de definir, apresentar e alinhar as estratégias com os objetivos do cliente, é hora de colocá-las em prática. Nessa fase de execução, o cliente decide se ele mesmo executa as recomendações ou se conta com o serviço dos nossos profissionais para a implementação.

6 – Monitorar e reavaliar

Após serem implementadas, as estratégias precisam ser constantemente monitoradas e reavaliadas, pois é normal a mudança de cenários e objetivos. Eventualidades também podem acontecer, como o nascimento de mais um filho, a mudança de emprego, etc.

Benefícios de ter um consultor financeiro pessoal

Os benefícios de ter um consultor financeiro pessoal são diversos. O principal é a tranquilidade, pois o consultor define um plano para a vida no qual o cliente possui todas as instruções para conquistar o que deseja para seu futuro financeiro.

Em consequência, à medida que o processo se desenvolve, naturalmente o cliente vai entendendo os resultados das estratégias e como o mercado financeiro funciona.

Dessa forma, ele ganha subsídios importantes para agir com autonomia em momentos importantes, como por exemplo, na contratação de um investimento. 

Além disso, a relação do cliente com o dinheiro muda, ou seja, ele se empodera financeiramente.

Conclusão 

O trabalho de um consultor financeiro pessoal consiste em avaliar, diagnosticar e organizar a vida financeira dos seus clientes, agindo sempre sem conflito de interesses e buscando estratégias que estejam adequadas ao perfil de risco de cada um. 

Entre as áreas abordadas pelo consultor financeiro pessoal estão o planejamento financeiro, gestão de ativos e investimentos, planejamento de aposentadoria, gestão de riscos e planejamento tributário e sucessório. 

Em resumo, ele atua em todas as áreas que tangem a vida financeira, visando adequar as finanças dos clientes, de acordo com os objetivos e momento de vida.

Muitas vezes, a melhor opção é “terceirizar as finanças”. Quando sabemos que nossas finanças estão sob responsabilidade de alguém que tem o dever de zelar pelo melhor, conseguimos focar no que realmente temos interesse, como a profissão ou a vida pessoal, e assim, as finanças tendem a prosperar.

Para isso, conte com os consultores financeiros da ParMais. Clique no botão abaixo e agende uma conversa com nossos especialistas. 

Nossos artigos