.
Atualmente vem se discutindo muito o conceito de riqueza e normalmente ele está relacionado à quantidade de bens que a pessoa possui. Alguém que tenha casa de praia, casa de campo, carros de luxo e roupas de marca, na nossa sociedade, é considerada rica. Mas será que isso é verdade?
Falando em números, quem tem casa residencial, casa de campo e casa de praia tem três estruturas para manter! Isso é, três contas de IPTU, 3 contas de condomínio, etc. Isso sem contar com os custos de manutenção dos imóveis e dos carros de luxo importados.
Pensando bem, manter uma estrutura como essa não é fácil, e a família precisa ter um grande patrimônio investido para gerar essa renda. Mas, o que ocorre muitas vezes é que a família usa o dinheiro que ganha do salário para manter essa estrutura inchada e acaba não conseguindo poupar nada.
Portanto, a família possui uma alta renda gerada pelo trabalho mas consome tudo com seus bens de uso pessoal e luxos. E, para manter esse padrão de vida, o principal provedor da família vai precisar trabalhar pelo resto da vida? A resposta é sim!
Isso é ser rico? Não! Ser rico é poder pagar suas despesas e seus luxos com a renda gerada pelo seu patrimônio para não nos tornarmos escravos do nosso salário.
Daí vale a reflexão: ser rico para você é gastar muito por pouco tempo ou gastar o suficiente e para sempre?
.
O que é ser rico? | Par Mais por Flávia dos Anjos – 09.12.2013
A Par Mais Planejamento Financeiro tem um propósito claro: trabalhamos para auxiliar cada um de nossos clientes a construir sua tranquilidade financeira. Atuamos na área de planejamento financeiro pessoal, family office, gestão patrimonial, consultoria financeira para empresas e consultoria de investimentos.
ASSINE GRATUITAMENTE
MANUAIS DA NOSSA GESTÃO DE INVESTIMENTOS
SÃO PAULO - SP
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2092 - 15° andar, conj. 152
Jardim Paulistano
CEP: 01451-905
Tel.: +55 (11) 99967.3693
FLORIANÓPOLIS - SC
Av. Rio Branco, 380 - 3º andar
Centro
CEP: 88015-200
Tel.: +55 (48) 3031.6688