O que é mercado primário e secundário?

  • 13/11/2018
Página inicial - capital - O que é mercado primário e secundário?
mercado primário - uma serie de portas em meio a uma planície

Quando falamos de investimentos frequentemente mencionamos o “mercado” como uma coisa só, mas na realidade existe uma divisão entre o mercado primário e o mercado secundário, que tem características bastante diferentes. O mercado primário é aonde os ativos financeiros são criados e o secundário é aonde eles são negociados.

Mercado primário

Quando falamos do mercado primário ou de uma emissão primária estamos falando na criação de um novo ativo financeiro, como por exemplo uma ação ou uma série de debêntures de uma determinada empresa. No mercado primário, as empresas vendem um ativo financeiro diretamente para o investidor.

Uma Oferta Pública Inicial (ou IPO na sua sigla em inglês) é um exemplo de mercado primário. O IPO ocorre quando uma empresa emite pela primeira vez ações para negociação em uma bolsa de valores. Nesse caso, a empresa em questão contrata vários bancos para realizar a oferta pública de um lote de ações e os investidores que decidem comprar essas ações negociam diretamente com a própria empresa.

No mercado primário temos também a emissão de dívida. Quando um banco decide emitir uma série de CDBs ou uma empresa emite uma debênture, o investidor que adere à emissão negocia diretamente com a empresa, configurando, portanto, um mercado primário.

Governos também realizam emissões de títulos no mercado primário. Temos um ótimo exemplo disso no Brasil com o Tesouro Direto. Ao comprar um título através do Tesouro Direto você está negociando diretamente com o governo, ou seja, no mercado primário.

Saiba mais: O que é rebate?

Mercado secundário

O mercado secundário é aonde os ativos são negociados entre investidores. No mercado secundário as negociações geralmente acontecem em uma Bolsa de Valores, como por exemplo a B3 no Brasil, mas podem ainda acontecer em um mercado de balcão, através de uma corretora de valores. O que importa para ser um mercado secundário é que a negociação aconteça entre dois investidores, independente do ambiente no qual a negociação ocorra.

Digamos por exemplo que você decida comprar hoje algumas ações da Ambev na B3. Se você compra uma dessas ações você estará negociando diretamente com outro investidor, sem intervenção da própria Ambev. Isso caracteriza um mercado secundário.

Assim como existe o mercado secundário para ações, existe também o mercado secundário para dívida e outros ativos financeiros. Apesar de um título de dívida prever o pagamento do principal e juros em datas determinadas, muitas vezes o investidor gostaria de ter liquidez antes do prazo pré-estabelecido.

Nessa hipótese, caso haja um outro investidor disposto a comprar esse título para receber o pagamento na data acordada no título, o ativo pode ser negociado entre os investidores, configurando um mercado secundário.

O mesmo também vale para títulos do governo. Caso você não utilize o Tesouro Direto, através de uma corretora é possível negociá-los com outros investidores.

Conclusão

Já que apenas emissões primárias caracterizam o mercado primário, a gigantesca maioria das negociações acontecem no mercado secundário. Neles são negociados títulos de todos os tipos, por isso é muito importante que esse mercado seja regulado e tenha regras para proteger os investidores. Apesar de mais escasso, tais títulos oferecem muitas vezes grandes oportunidades.

Invista com a expertise dos especialistas da ParMais:

Nossos artigos