O que é liquidez?

  • 28/08/2018
Página inicial - capital - O que é liquidez?

o que é liquidez

O que é liquidez

Liquidez é a capacidade de converter um ativo em dinheiro. Ao investir, a rentabilidade é algo de suma importância, no entanto, a análise da liquidez do ativo é igualmente importante.

Mas se a liquidez é algo tão importante então qual o sentido de investir em ativos de baixa liquidez?

A principal razão para isso é justamente a rentabilidade. Em geral, quanto mais liquido for um ativo, menor deve ser a sua rentabilidade e vice-versa. Por isso é importante avaliar os seus investimentos e combinar ativos com maior e menor liquidez.

Para demonstrar a importância da liquidez nos investimentos vamos usar um exemplo prático:

Suponhamos que uma pessoa receba uma oferta para entrar em um negócio que parece muito promissor pelo valor de R$ 200 mil. Caso a pessoa possua este valor em conta corrente ou na poupança, por exemplo, ela poderia facilmente resgatá-lo e aplicar no negócio.

Agora imagine que essa pessoa possui um imóvel que vale R$ 200 mil. Caso ela queira entrar neste negócio, ela precisaria antes vender o imóvel para ter o dinheiro disponível, o que pode levar anos. Sendo assim, um imóvel é um ativo de baixa liquidez. Apesar disso, ele pode ter uma perspectiva maior de valorização, dependendo de alguns fatores como localização do imóvel e situação econômica do país.

Liquidez dos investimentos

Alguns investimentos podem ter sua liquidez bastante variável. Um CDB, por exemplo, pode ser comercializado com liquidez diária, onde o valor entra na conta no mesmo dia da solicitação ou ser comercializado com uma trava de até 5 anos.

No caso da poupança, vale lembrar que apesar de ter liquidez diária, a rentabilidade é mensal. Com isso, é necessário que o valor investido complete o aniversário mensal do último depósito.

Liquidez em Fundos de Investimentos

A liquidez em fundos de investimentos varia muito, de acordo com os ativos que esse fundo possui. Fundos que aplicam somente em títulos públicos federais devem ter uma liquidez altíssima. Já um fundo de participações, que aplica em uma empresa de capital fechado, provavelmente terá uma liquidez muito baixa.

A liquidez de um fundo é algo que sempre estará pré-determinada e prevista no seu regulamento. Essa informação pode ser obtida na lâmina do fundo da CVM ou do próprio gestor do fundo. No geral ela aparece denominada como “D0”, “D+2”, “D+30”…

“D0” significa que o fundo em questão resgata as suas cotas na data zero, ou seja, na mesma data que é solicitado o resgate. Se um fundo é ”D+2” significa que o resgate ocorre 2 dias após a sua solicitação e assim por diante.

É importante ficar atento também à diferença entre a data de cotização e a data de liquidação do resgate. Veja o exemplo real de um fundo abaixo:

liquidação fundo de investimento

Esse fundo faz o resgate das cotas em “D+30”, ou seja, em 30 dias corridos após a solicitação do resgate as suas cotas serão resgatadas. Isso significa que os valores investidos no fundo ainda terão rentabilidade pelos próximos 30 dias, até a cotização do resgate. A liquidação financeira do resgate ocorre em D+1 após a cotização, ou seja, o fundo do exemplo pagará o resgate no primeiro dia útil após o período de cotização.

Conclusão

A liquidez de um ativo é uma informação bastante importante na hora de avaliar um investimento. Um ativo com altíssima liquidez teoricamente possui menos risco, mas costumam ter uma rentabilidade menor. O importante é entender o conceito e aplicá-lo na análise dos seus investimentos.

Onde você está, aonde quer chegar?
Nossa função é tornar sua jornada mais rápida e mais rentável. Escolhemos com você os investimentos que precisa, alinhados às suas necessidades. Clique aqui.

Nossos artigos