O que é educação financeira pessoal? Ela pode mudar a sua vida!

  • 19/10/2016
Página inicial - uso consciente - O que é educação financeira pessoal? Ela pode mudar a sua vida!
educação financeira pessoal

“O que é educação financeira pessoal” parece ser uma pergunta simples, mas é muito interessante desenvolvermos a resposta. Assim que terminar de ler o artigo você verá que há profundidade e importância maiores do que se imagina nesse assunto.

Feliz é a pessoa, a comunidade, o país que se se preocupa com educação financeira. A reação em cadeia que essa preocupação provoca é impressionante, porém, pelo menos em nosso país, é um tema que não recebe a devida importância. Vamos entender?

Qual a importância da educação financeira pessoal?

Desde a infância aprendemos que temos que ir à escola, estudar todas as matérias da grade, conseguir um bom emprego, e depois se manter com o dinheiro desse trabalho. Esse é o roteiro né? Pois é…aprendemos química, geografia, biologia que, diga-se de passagem, são essenciais, mas não aprendemos como lidar com finanças – não menos necessária que as demais matérias! É comum observarmos pessoas extremamente bem sucedidas, inteligentes e com excelente formação andando na corda bamba quando o assunto é dinheiro.

Se tivessem a oportunidade de entender o mundo das finanças desde cedo, aprendendo a se relacionar com as receitas e despesas, a mágica dos juros compostos, a psicologia por trás do consumo, será que a história dessas pessoas não seria diferente? Algumas poderiam ter parado de trabalhar há anos, outras quem sabe estariam fazendo caridade e muitas, com certeza, estariam curtindo a vida.

Em recente pesquisa, o Brasil ficou atrás de 73 países quando se fala em educação financeira – dentre eles Togo e Zimbábue – e ninguém se preocupa com esse tipo de notícia. Os três últimos lugares ficaram com Afeganistão, Albânia e Iêmen, enquanto que os primeiros ficaram com Noruega, Dinamarca e Suécia, estes constantemente nas primeiras colocações em rankings de desenvolvimento e qualidade de vida. Seria coincidência?

Como aprender o que é educação financeira pessoal?

Infelizmente não podemos contar com as escolas para uma educação financeira para nossos filhos e isso não é culpa da escola, mas do governo, que define as disciplinas a cursar. Precisamos prover desde cedo subsídios para as crianças, ensinando a base necessária para que, a partir daí, possam buscar – por meio de livros ou mesmo internet – ainda mais conhecimento. E, esse conhecimento pode ser adquirido de forma prática, por exemplo, remunerando com mesadas o bom desempenho nas aulas, os pequenos serviços em casa, etc.

Falando um pouco da minha experiência, quando pequeno nunca recebia mesada, porém desde cedo percebi o valor do dinheiro. Meu pai sempre teve o costume de me levar para o banco e, vez ou outra, no supermercado. Observando o entra e sai do dinheiro e ouvindo meus pais durante o almoço fui entendendo que dinheiro não caía do céu e que não poderia nunca subestimar as despesas – que parecem sempre “brotar” do nada.

Ensine seus filhos, você não precisa ser expert, comece mostrando que não se pode gastar mais do que ganha, faça-os pagar algumas contas, sentir o fluxo da grana. Se você não sabe como lidar com finanças fique de olho no final do artigo, temos sugestões de excelentes materiais.

Benefícios da educação financeira pessoal

Seguem alguns motivos para crer que vale a pena compreender o que é educação financeira pessoal e colocar os conhecimentos em prática:

  • Equilíbrio. Já pensou se todos gastassem menos do que ganham? Menos dívidas, mais oferta de crédito pelos bancos (com juros mais baratos), equilíbrio na economia, menos falências (mais empregos), desenvolvimento, entre diversas outras consequências. Pessoas que possuem equilíbrio têm ganhos, inclusive, no aspecto emocional e físico;
  • Mão de obra melhor qualificada, aumento da segurança econômica, consumidores educados;
  • Entender o verdadeiro valor do dinheiro. Se sabemos o quanto “custa” o dinheiro aumentamos nossa qualidade de consumo. Aos poucos, percebemos que é possível fazer escolhas que nos permitam, por exemplo, ficar mais tempo com a família, viajar mais, nos aposentarmos mais cedo, entre outros;
  • Pessoas com maior nível de educação financeira pessoal têm maiores chances de ter acesso ao mercado e serviços bancários, muitas vezes auxiliando na melhoria destes;
  • Planejamento: seu sonho é trabalhar no que realmente gosta? Colocar os filhos no curso de Medicina? Tirar um ano sabático? Saiba que tudo isso está longe de ser impossível. Lógico que nada vem de graça, mas com educação financeira você consegue montar um plano para tudo isso, e deixar de ficar naquela de “deixa a vida me levar”.

Conclusão

Veja que a educação financeira pessoal pode mudar o futuro de uma pessoa e de um país. Não é preciso um grande esforço, mas dê alguma atenção desde cedo. Mesmo assim, nunca é tarde para aprender, por isso não desanime se você não se considera educado financeiramente. Abaixo alguns links para materiais muito interessantes para o tema:

Educação financeira: quem não aprende, perde

Educação financeira para crianças: conheça as regras da mesada!

Pratique com seus filhos o uso consciente do dinheiro

Analfabetismo financeiro: como acabar com esse mal?

Tenha objetivos financeiros. Isso pode mudar a sua vida!

Saúde financeira: diagnóstico das 4 maiores dores dos brasileiros

O que é diagnóstico financeiro pessoal? Faça o seu e encare a realidade

Conheça o curso dos 7 pecados capitais financeiros

Não há conquistas sem planejamento

Compras parceladas: as vilãs no endividamento das famílias brasileiras

Conte com a Par Mais para lhe auxiliar a cuidar do seu patrimônio e fazer ele gerar frutos!

Onde você está, aonde quer chegar?

Nossa função é tornar sua jornada mais rápida e mais rentável. Escolhemos com você os investimentos que precisa, alinhados às suas necessidades. Clique aqui.

Deixe seu comentário

Comentário(s): 10

       
  1. Olá, tudo bem? Na minha opinião, complementando a afirmação acima, o governo deveria de fato incluir a disciplina de educação financeira pessoal na grade curricular. Se a pessoa não tiver a felicidade de ser criada por pais que ao menos a conscientizem sobre a importância de sempre gastar menos do que se ganha, provavelmente ela será mais uma que fará parte do grande número de inadimplentes brasileiros. No meu blog que tem uma matéria que pode ajudar os leitores também. Quem quiser ler é só acessar http://economizardinheirodicas.com/como-economizar-dinheiro/ . Um abraço. Odilon.

    1. Elido, bom dia!
      Ficamos felizes pelo seu interesse, pois a educação financeira é revolucionária na vida de todos!
      Temos cursos ao custo simbólico de apenas R$ 1,00 (pois a plataforma que utilizamos, não permite custo zero…)
      Sugerimos que você siga a seguinte ordem:
      Como ter uma boa saúde financeira
      Como cuidar do seu dinheiro
      Faça seu dinheiro trabalhar para você
      Temos tb: 9 passos para sair das dívidas (esses ficas na Udemy e são 100% gratuito)
      7 pecados capitais financeiros
      Basta acessar pelo nosso site: https://www.parmais.com.br/materiais/
      Desejamos sucesso!

  2. muito bom e gostaria de saber mais sobre isso.
    porque estou querendo saber, para montar um negocio para mim no futuro.

    1. Iraneide, bom dia!
      Realmente é fundamental planejar antes de empreender. Sugerimos que leia em nosso blog diversos artigos que abordam esse tema.
      Se tiveres alguma dúvida específica, fique à vontade para perguntar.
      https://www.parmais.com.br/blog/
      Sucesso!

  3. Achei super interessante e aprendizado a matéria, no momento minha vida financeira não são as melhoras, com está matéria vou tentar administrar minhas finanças e planejar melhor. Obrigado.

    1. Douglas, bom dia!
      Parabéns! è muito bom você ter essa intenção. Para incentivar mais ainda, seguem os links de acesso a dois cursos nossos, com o custo simbólico de R$ 1,00 cada:
      Como ter uma boa saúde financeira: aprofunda todos os tópicos do artigo. É um sucesso e já temos mais de 4 mil alunos!
      https://pay.hotmart.com/T5548051K?off=a0zgcxup
      Como cuidar do seu dinheiro: uma planilha toda customizada, com o passo a passo para que vc entenda como analisar suas despesas…
      https://pay.hotmart.com/C5602202C?off=053tdgrd
      Desejamos muito sucesso!

Últimas publicações