O diagnóstico empresarial é uma ação fundamental para que as empresas possam conhecer e compreender melhor sua realidade e tomar decisões com base em informações, diminuindo a dependência do feeling do empresário.

No diagnóstico empresarial são analisados dados da gestão da empresa, desde a operação até o estratégico, onde se identificam os principais pontos de melhoria da gestão da empresa. Dessa forma é possível traçar ações adequadas às necessidades e objetivos da empresa, com um escopo direcionado ao que realmente terá impacto nos resultados financeiros da empresa.

Ao contrário do que se possa imaginar, o diagnóstico empresarial não é feito para simplesmente apontar os problemas da empresa, afinal o empresário busca um conjunto de soluções por justamente viver a realidade da empresa e conhecer suas necessidades.

Portanto, o diagnóstico busca ampliar a visão do empresário sobre os problemas e virtudes da empresa, organizando as informações de forma estratégica, apontando caminhos para que a empresa possa solucionar seus problemas e minimizar os riscos do negócio, diminuindo o impacto das oscilações do mercado e da economia na saúde financeira da empresa.

Recado da Flávia:

O diagnóstico empresarial visa mostrar que os problemas têm solução e com a implementação dos processos alcançará os resultados esperados, sem fórmulas mágicas, mas com estratégias realistas de gestão e operação que vão impactar de forma eficiente na lucratividade do negócio. Ele deve ser realizado de forma contínua. Devemos implantar essa cultura em nossos colaboradores/gestores.