A gestão do fluxo de caixa é uma atividade essencial para o gerenciamento de uma empresa, todavia, muitas empresas não tem um orçamento detalhado da sua operação e, consequentemente não tem um planejamento de gastos futuros. Portanto, quando chega o final do ano e o pagamento do 13 dos seus funcionários a empresa se depara com o aumento da sua necessidade de caixa e na maioria dos casos tem que recorrer a dívidas caras e não planejadas para cobrir esse “furo”.

E como já chegamos ao mês de setembro, vale lembrar as recomendações do Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Vamos lá:

Planejamento anual

No início de cada ano, mensalmente, calcular o percentual das férias e 13º salário dos colaboradores em regime CLT, incluindo esse valor no resultado do mês, como despesa.

Esse “fundo de reserva” deverá ser investido em aplicações financeiras de baixo risco, para ser usado em novembro e dezembro. O correto também é incluir na conta deste fundo de reserva os demais encargos trabalhistas, evitando assim que a empresa fique com um colaborador que devia ser demitido, somente por não ter dinheiro para pagar a sua rescisão.

Avaliação do fluxo de caixa dos próximos meses

O primeiro passo é calcular meticulosamente o custo do 13º salário da folha de pagamento. De posse desta informação avaliar do fluxo de caixa dos próximos meses para saber se existe a possibilidade desta despesa ser absorvida. Caso se perceba que o caixa não terá dinheiro para honrar essa despesa, pesquisar com calma as opções de linhas de crédito de capital de giro disponíveis no mercado. Com tempo, evita-se pagar juros maiores e negociar um bom período de carência, não comprometendo a vida financeira da empresa.

Recado da Flávia:

O mais importante é acompanhar o fluxo de caixa realizado e as projeções. Não apenas com o pagamento do 13 mas várias empresas sofrem com a sazonalidade dos seus negócios, portanto, com projeções e acompanhamento, a empresa saberá em quais meses poderá ter uma necessidade de caixa e dessa forma se planejar e montar o seu capital de giro.