NSC Total – “Mulheres tendem a ter mais visão de longo prazo quando investem”

  • 21/06/2019
Página inicial - Na Mídia - Jornais / Revistas / TV - NSC Total – “Mulheres tendem a ter mais visão de longo prazo quando investem”

A empresária Annalisa Dal Zotto, fundadora e diretora da Par Mais Investimentos Financeiros, fez palestra segunda-feira no evento Portas Abertas do Mulheres do Brasil sobre “A Alma feminina nas finanças”. Antes da palestra ela falou com a coluna. Confira:

Onde as mulheres mais erram e mais acertam na gestão de finanças pessoais?

O principal erro que a maioria comete é delegar para os homens as decisões sobre finanças pessoais. Quando elas se especializam em gestão de recursos não há diferença em relação aos homens. Elas acabam assumindo grau de risco e estratégias semelhantes. Mas as não especialistas têm características legais que poderiam fazer delas grandes investidoras. As mulheres tendem a ter mais visão de longo prazo quando investem, são mais calmas e conservadoras, não ficam toda hora querendo mudar a carteira de ações. Quando a esmola é muito grande elas desconfiam mais, se aprofundam mais para tomar decisão de investimentos. Mas como não é ensinada gestão financeira nas escolas, as mulheres se sentem inseguras e acabam delegando para os homens essa função.

Em que mais elas se destacam no longo prazo?

Temos na Par Mais uma consultoria em finanças pessoais. Vemos que a mulher começa a planejar sua aposentadoria aos 35 anos. No movimento Mulheres do Brasil, vemos que as que atuam na política focam mais em saúde e educação, que são investimentos de longo prazo. Esse longo prazo também faz com que elas sejam menos suscetíveis à corrupção.

A infidelidade financeira é um problema importante?

Sim. É a segunda causa de separações no mundo. O primeiro é a infidelidade clássica. Infidelidade financeira é fazer gastos, ter dinheiro, ter patrimônio, fazer dívidas e não contar para o seu parceiro (a). Isso não funciona. Casamento é sociedade. Os casais precisam se alinhar e ter objetivos comuns. O certo é cada um ter um orçamento para fazer o que quiser. Não tem como uma sociedade prosperar se um sócio esconde receita ou despesa do outro.

Como a maioria das mulheres chega em serviço especializado de finanças?

A maioria das nossas clientes investidoras procuraram a empresa por sugestão de filho, marido, pai, tio e até do ex-marido, ou seja, por um homem que elas confiam. Por isso gosto de falar sobre o tema para mulheres. Quando elas aprendem, dominam, tendem a fazer bons negócios, têm foco, perseguem o longo prazo.


Confira a matéria na íntegra: https://www.nsctotal.com.br/colunistas/estela-benetti/mulheres-tendem-a-ter-mais-visao-de-longo-prazo-quando-investem-diz

Nossos artigos