NSC – Festival online propõe reflexão sobre como será a vida pós Covid-19

  • 26/05/2020
Página inicial - Na Mídia - NSC – Festival online propõe reflexão sobre como será a vida pós Covid-19

Quem ainda não se pegou imaginando como será a vida pós pandemia? Reencontrar as pessoas amadas, retomar as atividades profissionais e escolares, voltar a ter contato com os amigos, retomar o projeto fitness, programar uma viagem ou simplesmente ir ao shopping e ao supermercado sem medo de se contagiar pelo vírus. Especialistas apontam que a vida não será mais a mesma, por mais que se busque uma normalidade. Sobreviver a uma pandemia vai mostrar que os hábitos diários vão ter outras roupagens.

Essa fase de transformação também é feita de muito estudo, reflexão e inovação. Pensando nisso, a startup catarinense LifesHub promove nesta terça-feira, 26 de maio, o LifesFestival, O Festival da Nova Vida. O evento online irá reunir em uma única plataforma de inteligência artificial 34 palestrantes renomados que integram diretamente a cadeia da saúde no Brasil ou que trabalham em áreas impactadas pela pandemia do novo coronavírus. Representantes de vários setores discutirão os novos paradigmas da sociedade, da economia, da tecnologia, da sustentabilidade e da saúde. Os conteúdos serão apresentados em seis painéis temáticos. Durante o Festival será realizada uma campanha de doações que serão revertidas para as obras do Instituto Pe. Vilson Groh, de Florianópolis. A inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.lifesfestival.com.br.

Hector Franco, CMO da LifesHub, organizadora do evento, defende que o tema “nova vida” vai ao encontro do objetivo da startup, plataforma de inteligência artificial que integra toda a cadeia da saúde no Brasil.

— Na empresa, buscamos o desenvolvimento de modelos de gestão mais modernos para a cadeia da saúde. Acreditamos que com esse festival vamos ter discussões relevantes sobre isso que ajudarão todos a pensar num futuro pós pandemia — comenta.

O painel de abertura do evento, às 10h, terá como tema “Os desafios da Covid-19 e a visão para a saúde do futuro”, mediado por Ademar Paes Júnior, presidente da Associação Catarinense de Medicina (ACM) e membro do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed). Segundo Ademar, a discussão vai explorar como o desenvolvimento econômico, a comunicação das pessoas, a convivência e os relacionamentos serão diferentes pós pandemia. Participam desse painel Carolina Valente, presidente do Instituto Mundial para as Relações Internacionais; o médico Guido May, fundador e CEO da GnTech; e Karina Dantas, diretora comercial da Manager Systems.

O uso da tecnologia no mundo pós Covid-19 será foco do painel “Tecnologia e as aplicações que mudarão o mundo”. Um dos painelistas é Juarez Leão, fundador e CEO da Leão Business Upgrade, que trabalha com consultoria para diversas empresas de varejo, muitas delas com serviços de e-commerce. Ele alerta que a mudança causada pela pandemia não deve ser uma coisa passageira, pois mesmo quando a circulação de pessoas for normalizada, os hábitos terão mudado, o que faz com que a adaptação dos negócios a essa nova realidade seja fundamental.

— É difícil imaginar que as pessoas voltem a se acostumar, por exemplo, com aqueles restaurantes de mesinhas juntas umas às outras — reflete Leão.

Esses novos hábitos serão facilitados pelo uso de tecnologias.

— Eu participo dos conselhos de cinco empresas. Depois dessa experiência de fazer as reuniões online, três delas já decidiram adotar definitivamente esse novo modelo, independente do que aconteça. Essa é uma mudança que veio pra ficar — complementa.

O painel sobre tecnologia também conta com a participação de Daniel Leipinitz, presidente da Acate, e Alexandre Rosa, juiz, professor, autor e influenciador digital da área de direito, que irá falar sobre experiências que estão sendo desenvolvidas dentro da Univali. Alexandre afirma que no momento atual é preciso dar um salto digital, que será obrigatório daqui pra frente. A mediação será de um dos mentores da LifeHub, Jaime de Paula, que é PhD em Inteligência Artificial pela UFSC.

O terceiro painel do festival é “Economia, trabalho e as novas fronteiras”. A palestrante Annalisa Dal Zotto, fundadora e CEO da ParMais, um serviço de gestão financeira, falará sobre o que fazer para se organizar financeiramente nessa nova realidade, e alerta para o problema da paralisia pelo medo.

— Como a gente se vira agora, financeiramente, para conseguir superar essa fase? Em relação aos investimentos eu fico parado ou faço uma realocação da minha carteira? São essas perguntas que vamos buscar responder — comenta Annalisa. Completam o painel Isys German, fundadora da German Business, e Daniel Ferreti, co-fundador da Franq Openbank.

Em seguida, o painel “Saúde, esporte e longevidade” promete trazer aos espectadores um debate sobre a prática esportiva como aliada da saúde e da longevidade. Nessa conversa, Nélio Lopes, que defende políticas esportivas para jovens de comunidades carentes e para idosos, destaca que o esporte afeta diretamente a saúde física e mental das pessoas.

— Nesse cenário de pandemia, evidenciou-se o quanto a ausência de movimento corporal vem comprometendo não só o lado físico, como também o emocional. Movimentar o corpo pode ser uma ferramenta para enfrentar as doenças crônicas e psicológicas. Por isso, falar de atividade esportiva no envelhecimento é investir em uma vida com qualidade e longevidade. É muito importante falarmos sobre esse tópico agora, pois as pessoas idosas estão em seu restrito social. Temos que procurar alternativas para que elas mantenham uma sanidade mental e para que consigam manter o corpo em movimento, mesmo que em casa — relata Nélio.

No mesmo painel também participará Filipe Mescolotto, facilitador voltado ao equilíbrio do corpo e da mente e co-fundador do Instituto Converse. Ele adianta que estamos passando por uma fase crucial em que se deve pensar na saúde de maneira estratégica.

— Nesse momento, o centro da discussão é a saúde e como a gente se mantém saudável. Como ter um olhar para nos cuidarmos mais, investir nos pequenos detalhes do viver, que dão grandes conquistas para o nosso corpo. Reservar um espaço do nosso dia para o lazer, para descansar e para exercitar-se. E claro, buscar ter prazer nessas práticas, pois assim estaremos em um processo de saúde e longevidade — declara Mescolotto. Esse painel, que será mediado pelo CMO do Comitê Olímpico Brasileito, Roberto Nahon, ainda conta com a presença de Carolina Aragão, ex-atleta profissional de vôlei de praia.

A partir das 16h, o público poderá assistir ao painel “Sustentabilidade – o maior ativo do futuro”, que apresentará boas práticas que podem transformar o mundo. Um exemplo é a iniciativa realizada por Rafaela Mitidieri, do projeto Combate ao efeito coronavírus, que uniu a iniciativa de pessoas que gostariam de ajudar quem está sendo mais afetado pela pandemia.

— Tentamos ajudar da melhor maneira possível, distribuímos cestas básicas e produtos de higiene. O importante é lançarmos um olhar de igual para igual para quem está passando por dificuldades. Buscar abrir portas para que essas pessoas saibam que elas também têm oportunidade na vida e caminhos para prosperarem — comenta Rafaela. Os outros painelistas são Victor Cremasco, sócio da Mandalah e Mário Barbosa, advogado e ex-bolsista da do Instituto Pe. Vilson Groh. A mediação será feita por Marcelo de Andrade, fundador da Pro-Natura Internacional.

O encerramento do evento será às 17h30 com o painel “A nova vida”, mediado por Walter Longo, sócio-diretor da Unimark Comunicação, e com a participação de Thais Mendes, criadora de um método de desenvolvimento de pessoas nomeado HMZbiz; Giovani Bonetti, arquiteto e sócio dos escritórios de arquitetura MarchettiBonetti+ e Ark7; e do padre Vilson Groh, que é sacerdote da Igreja Nossa Senhora do Monte Serrat e tem um longo histórico de trabalho de suporte às comunidades economicamente vulneráveis de Florianópolis, inclusive como presidente da Organização da Sociedade Civil que recebe seu nome e que estará recebendo as doações arrecadadas no evento.

Programação completa:

10h – Os desafios do Covid19 e a visão para a Saúde do futuro

  • Curadoria – Ademar Paes
  • Painelistas: Karina Dantas, Guido May, Carolina Valente

11h30 – Tecnologia e as aplicações que mudarão o mundo

  • Curadoria – Jaime de Paula
  • Painelistas – Daniel Leipnitz, Alexandre Rosa, Juarez Leão

13h – Economia, trabalho e as novas fronteiras

  • Curadoria – Mario Cavalieri
  • Painelistas – Isys Germann, Daniel Ferreti, Annalisa Dal Zotto

14h30 – Saúde, Esporte e Longevidade

  • Curadoria – Roberto Nahon
  • Painelistas – Carolina Aragão, Filipe Mescolotto, Nélio Lopes

16h – Sustentabilidade – o maior ativo do futuro

  • Curadoria – Marcelo de Andrade
  • Painelistas – Rafaela Mitidieri, Victor Cremasco, Mário Barbosa

17h30 – A nova vida

  • Curadoria – Walter Longo
  • Painelistas – Pe. Vilson Groh, Giovani Boneti, Thais Mendes

Sobre a LifesHub

Criada há dois anos, a LifesHub é uma plataforma que integra todas as informações de saúde pública e privada no Brasil, assim como dos estabelecimentos e profissionais de saúde no país. Por meio dela, é possível ter acesso ao detalhamento das enfermidades e procedimentos que são feitos em todo o território nacional, incluindo o uso dos equipamentos disponíveis. É um mapa completo da saúde suplementar e do empreendedorismo brasileiro do setor de saúde.

Confira a matéria na íntegra: https://www.nsctotal.com.br/noticias/festival-online-propoe-reflexao-sobre-como-sera-a-vida-pos-covid-19

Nossos artigos