Novo horário de negociação do Tesouro Direto

  • 09/12/2016
Página inicial - capital - Novo horário de negociação do Tesouro Direto

horario de negociação do tesouro direto

O governo federal tem implementado ondas de alterações no Tesouro Direto, cujo propósito é democratizar cada vez mais o acesso aos títulos públicos. O Tesouro Direto é uma plataforma que surgiu em 2002 e em dezembro de 2016 já possui mais de 1 milhão de investidores cadastrados. Recentemente a plataforma está com um novo horário de negociação, que trataremos em detalhes neste artigo.

Na primeira onda de alterações, entre 2014 e 2015, houve uma completa reformulação no site do Tesouro Direto e também troca dos nomes dos títulos, para que o entendimento das principais características do título fossem compreendidas apenas pela leitura do nome. Por exemplo, o título NTN-B (Nota do Tesouro Nacional) passou a ser chamado de Tesouro IPCA; o título LFT (Letra do Tesouro Nacional) passou a ser chamado de Tesouro SELIC.

Na segunda leva de alterações, que ocorreu em 1 de dezembro de 2016, o governo federal lançou um aplicativo oficial  para que o investidor possa fazer operações de compra e venda com maior facilidade. Além disso, o horário de negociação dos títulos foi alterado.

Novo horário de negociação do Tesouro Direto

Sobre o novo horário de negociação do Tesouro Direto, existem alguns pontos que devem ser ressaltados, especialmente no momento inicial de transição e adaptação por parte dos investidores.

No horário antigo não existia agendamento de compra, pois era possível comprar títulos públicos a qualquer horário, respeitando a pausa das 5h até as 9h para manutenção do sistema. Porém, agora é possível apenas comprar em dias úteis, das 9:30 até as 18h e fazer agendamentos nos demais horários e finais de semana.

O horário de venda, por sua vez, foi invertido. Antes da mudança era possível vender títulos públicos das 18h às 5h em dias úteis, agendar a venda das 9:30 às 18h, e a venda era ininterrupta nos finais de semana. Com a mudança, a venda agora ocorre das 9:30 às 18h, sendo que das 18h às 5h é o horário de agendamento. Nos finais de semana, após a mudança, só é possível realizar o agendamento da venda.

Para facilitar a visualização, criamos o seguinte quadro:

No horário antigo

No horário novo

Manutenção do sistema

das 5h às 9h

das 5h às 9:30

Compra Dias úteis: das 9h às 5h;

Finais de semana: das 9:30 de sexta até as 5h da manhã de segunda;

Dias úteis: das 9:30 às 18h;

Finais de semana: agendamento, conforme mesmas condições citadas.

Agendamento da compra: das 18h até 5h, sendo que o preço de fechamento será o preço de abertura do próximo dia útil.

Venda Das 18h às 5h em dias úteis;

Agendamento da venda:  das 9:30 às 18h; com preço do momento do agendamento garantido.

Final de semana: venda ininterrupta, como em dias úteis .

Das 9:30 às 18h;

Agendamento da venda: das 18h até 5h, sendo que o preço de fechamento será o preço de abertura do próximo dia útil.

Final de semana: agendamento, conforme mesmas condições citadas.

Pontos principais da mudança de horário de negociação do Tesouro Direto

Uma mudança relevante diz respeito aos agendamentos, tanto de compra quanto de venda. Antes, quando a compra ou venda de um título público era agendada, o preço do título (e a consequente taxa de rendimento) era garantido já no agendamento.

Agora, com o novo horário de negociação do Tesouro Direto, existe uma  “taxa de referência”, a qual não garante que um título poderá ser comprado ou vendido pelo preço que consta no site do Tesouro Direto na hora do agendamento. Por exemplo, se a venda de um título é agendada a uma taxa de referência e o preço do título aumenta no primeiro dia útil após o agendamento, então a rentabilidade do investidor será menor do que a indicada pela taxa de referência na hora do agendamento.

Outra mudança relevante é que antes da mudança não existia agendamento para a compra de título público, pois sempre era possível comprar, exceto quando o sistema estava em manutenção. Agora é preciso respeitar o horário das 9:30 às 18h para realizar compras de títulos públicos sem precisar agendar.

Em que o investidor precisa prestar atenção?

Já no primeiro dia de negociação após a alteração de horário, o site do Tesouro Direto, na página que traz os preços e taxas dos títulos, não atualizou no horário de abertura do mercado. As 10:15 da manhã o mercado ainda não estava marcando como aberto no site, sendo que deveria estar aberto desde as 9:30. O problema é que enquanto o mercado não está aberto, a tabela de preços dos títulos que aparece é tabela do agendamento, a qual sofrerá alterações na rentabilidade dos títulos assim que o mercado abrir. Isso pode confundir o investidor neste momento de transição.

Veja nas imagens a seguir como a taxa de rentabilidade muda quando o mercado está aberto. Para o caso do Tesouro IPCA + com vencimento para 2024, a taxa de referência de rentabilidade estava em 6,35% de rendimento acima da inflação. Porém, assim que o mercado abriu a taxa foi para 6,22%. Como a tabela foi atualizada com o atraso, esse descuido pode confundir e afetar a rentabilidade de alguns investidores.

Como referência para saber se o mercado está aberto ou não, uma dica é observar a cor da tabela. Quando estiver verde significa que o mercado está aberto.

Novo horário de negociação do Tesouro Direto

Outro ponto negativo que o investidor precisa estar atento, é que o Tesouro Direto mudou seu horário de negociação, mas as regras de funcionamento não foram atualizadas no site no momento da mudança. 8 dias após a mudança o site do Tesouro Direto ainda estava com os horários desatualizados, conforme segue:

Novo horário de negociação do Tesouro Direto

Considerações

O Tesouro Direto facilitou e democratizou muito o acesso. Mas o investidor precisa estar atento a alguns detalhes. Na segunda leva de mudanças que têm ocorrido ultimamente, os horários de negociação foram atualizados, saiu a notícia na mídia, mas a página de regras de acesso e horário de funcionamento não foi atualizada. Além disso, o atraso para abertura do mercado pode confundir o investidor que acessa o site do Tesouro no começo da manhã, compra ou vende títulos pensando que está comprando a determinada taxa, porém quando o mercado abrir de fato a taxa será reajustada conforme novo preço do título.

Veja nosso [Infográfico] Títulos públicos.

Se possui dúvidas sobre o assunto, leia também nosso artigo “o que são títulos públicos”.

Nossos artigos