Na sua roda de amigos

  • 07/07/2011
Página inicial - capital - Na sua roda de amigos

Na sua roda de amigos

Na sua roda de amigos

;

Números ruins no setor imobiliário e no mercado de trabalho dos EUA, conflitos no oriente médio, terremoto no Japão, instabilidade na economia europeia.

Estamos passando por um período de turbulência internacional. Uma série de acontecimentos torna cada vez mais incerta a velocidade de recuperação de economias desenvolvidas, em especial Estados Unidos, Japão e países da zona do Euro. Mas como isso afeta o mercado de ações brasileiro?

O Brasil apresenta uma demanda interna bastante aquecida, principalmente em função das medidas econômicas dos últimos dois anos. Entretanto, nosso mercado de capitais ainda é fraco e muito dependente dos investidores estrangeiros – cerca de 30% dos investimentos na Bolsa de Valores de São Paulo vêm do exterior. Com a instabilidade mundial, os países desenvolvidos retiram seus investimentos dos mercados emergentes (como Brasil, China, Índia, etc.) para recuperar suas economias. Dessa forma, a demanda pelas ações das empresas brasileiras cai, reduzindo seu valor de mercado. Então quer dizer que as empresas brasileiras estão ruins?

Pelo contrário! Salvo algumas exceções, nossas principais empresas vêm apresentando lucros recordes desde meados de 2009. Resultados operacionais excelentes, novas aquisições e expansão dos negócios. Vamos então entender o que acontece: as empresas estão melhores, gerando mais lucro e crescendo em ritmo acelerado, mas o preço de suas ações está caindo em decorrência do cenário internacional incerto.

Já sabemos que investir em ações com pensamento de longo prazo é, sem dúvidas, a melhor opção. Mas que tal começar a fazer isso quando algumas ações são vendidas hoje com preços menores que eram negociadas há 12 meses, mesmo apresentando resultados melhores?

Pense nisso como uma bela oportunidade de investimento e procure orientação para entender esse mercado! Na pior das hipóteses você não vai se interessar pelo investimento, mas terá um assunto novo pra conversar na roda de amigos.

.

Na sua roda de amigos por Jailon Giacomelli – 07.07.2011

A Par Mais Planejamento Financeiro tem um propósito claro: trabalhamos para auxiliar cada um de nossos clientes a construir sua tranquilidade financeira. Atuamos na área de planejamento financeiro pessoal, family office, gestão patrimonial, consultoria financeira para empresas e consultoria de investimentos.

Deixe seu comentário

Comentário(s): 0

Últimas publicações