MONEY TIMES – Como sair do efeito sanfona nas finanças? Especialista dá sugestões

  • 29/05/2019
Página inicial - Na Mídia - Jornais / Revistas / TV - MONEY TIMES – Como sair do efeito sanfona nas finanças? Especialista dá sugestões

É comum encontrar alguém preso no chamado “efeito sanfona” das finanças. Cada vez mais pessoas voltam a ficar endividadas logo depois de achar que reencontrou o status de equilíbrio financeiro. Elaborar um planejamento, portanto, pode ser uma solução bem efetiva. Ao menos, é o que Jailon Giacomelli, da Par Mais, defende.

Antes de mais nada, para a criação de um bom planejamento, a família precisa mudar a forma como enxerga o dinheiro. Se gastar de uma só vez o que conseguiu guardar ao longo do tempo, é bem provável que as dívidas voltem.

O planejador aconselha pensar na aquisição de um bem material ou serviço mais em como que aquilo pode facilitar as tarefas do dia a dia, e não no status.

“Esse processo exige muito esforço e privações”, comenta Giacomelli. “Além disso, nosso cérebro imediatista não está preparado para lidar com essas mudanças”.

Dedicação é outra peça-chave para o controle de despesas. Siga à risca as metas de orçamento mensal e assim você se verá afastado do efeito sanfona.

Confira a matéria na íntegra: https://moneytimes.com.br/como-sair-do-efeito-sanfona-nas-financas-especialista-da-sugestoes/

Nossos artigos