Sua conta
  • 18/12/2013

IPVA mais barato? Não!

Início / Vida financeira / IPVA mais barato? Não!

ipva mais barato

IPVA mais barato? Não!

.

Mais uma vez, com o ano novo se aproximando, tenho visto uma série de reportagens falando que o IPVA (imposto sobre a propriedade de veículos automotores) ficará mais barato no próximo ano. Mas, o impressionante é que esse imposto fica mais barato todos os anos!

Imposto mais barato num país que tem uma das cargas tributárias mais altas do mundo e entrega muito pouco em troca parece pegadinha, não parece? E obviamente é!

O que acontece é que o valor do imposto é calculado de forma proporcional ao valor do veículo. Em Santa Catarina, por exemplo, o imposto corresponde a 2% do valor do bem, ou seja, se você tem um carro de cem mil reais o seu imposto será de dois mil reais. Se no ano seguinte o carro passar a valer oitenta mil reais, o IPVA será de “apenas” mil e seiscentos reais. Veja que não foi o valor do imposto que caiu mas sim o seu carro que está valendo menos! Desde quando isso é alguma vantagem?

Cresci com o meu pai falando (em tom de brincadeira) que adorava pagar imposto de renda. É claro que ele não gostava de deixar parte da renda dele para o governo, mas se o imposto é proporcional ao valor da renda, pagar mais imposto significava que ele havia ganho mais dinheiro.

Brincadeirinhas a parte, a única forma de se pagar menos IPVA é consultar no Detran do seu estado se existe algum tipo de benefício como, por exemplo, desconto para pagamento antecipado.

E não esqueça, quando lhe desejarem prosperidade para 2014, saiba que sua carga tributária deverá aumentar também…

.

IPVA mais barato? Não! por Alexandre Amorim – 18.12.2013

A Par Mais Planejamento Financeiro tem um propósito claro: trabalhamos para auxiliar cada um de nossos clientes a construir sua tranquilidade financeira. Atuamos na área de planejamento financeiro pessoal, family office, gestão patrimonial, consultoria financeira para empresas e consultoria de investimentos.

Deixe seu comentário

Comentário(s): 0

×