Sua conta
  • 29/09/2011

Investimentos no cenário econômico atual

Início / Investimentos / Investimentos no cenário econômico atual

cenário econômico atual

Investimentos no cenário econômico atual

.

O cenário econômico atual parece ter mergulhado no caos e no curto prazo não se vislumbra a luz. Para quem acompanha o mercado de capitais este ano esta sendo um teste de controle emocional, como poucas vezes se viu. O mercado cai mais e sobe menos com uma velocidade assustadora!

No início de 2011, muitos especialistas do mercado recomendavam a compra de ações, porque
acreditavam que estavam baratas e que teriam boa margem de valorização. Erraram feio, o que nos mostra que fazer profecias sobre o futuro é mera especulação. Agora a bolsa já caiu mais de 20% no ano, elas estão ainda mais baratas, mas para que o plano de fazer um bom investimento no curto prazo funcione, temos que comprar “estas pechinchas”, todo mundo tem que concordar conosco, sair comprando e finalmente fazer o preço subir…

Porém, enquanto a Zona do Euro estiver tremendo a ponto de ruir e os EUA não acertarem a mão entre política e o bem da nação, a instabilidade mundial perdurará. Além disso, aqui no Brasil o dragão da inflação está querendo ressurgir ao mesmo tempo que Dilma e sua equipe tentam reduzir as taxas de juros!

E o que nós, simples mortais, podemos fazer para tirar proveito deste cenário complicado ao investir nosso suado dinheiro?

O investimento mais seguro para nós brasileiros é emprestar dinheiro ao nosso país comprando títulos públicos. Além disso, pagam ainda taxas de juros excelentes! Neste momento de inflação, tem títulos que pagam quase 6% ao ano e são reajustados pelo IPCA, que são as NTN-Bs. Sugiro a compra daquelas com prazos mais longos para garantir estas taxas. Como a tendência é de redução das taxas de juros, podemos desta forma garantir uma boa rentabilidade por mais tempo e ficarmos tranquilos que a inflação não vai estragar nosso investimento. Sugiro ainda que optem pelas NTN-Bs principal porque é só comprar e esperar que o tempo e as taxas aumentem nosso patrimônio. Se quiser vender, o governo recompra todas as quartas-feiras e é bem fácil. Basta acessar o site do Tesouro Direto que tem todas as informações bem detalhadas e fazer as operações de sua casa.

Quem faz questão de comprar Bolsa por causa dos preços baixos, uma boa estratégia é fazer aportes mensais e ter visão de longo prazo, pois comprando periodicamente e com o mercado em queda se compra mais ações e como elas realmente estão descontadas, a hora delas vai chegar. Outra estratégia é comprar ações de empresas boas pagadoras de dividendos. É o caso das companhias de energia e telefonia, por exemplo.Tem empresa que paga 10% ao ano!!  Desta forma, ganha-se dinheiro com a distribuição dos lucros. Os preços destes papéis variam menos do que a média do mercado, o que é bom atualmente.

Bons investimentos!

.

Investimentos no cenário econômico atual por Annalisa Blando Dal Zotto – 29.09.2011

A Par Mais Planejamento Financeiro tem um propósito claro: trabalhamos para auxiliar cada um de nossos clientes a construir sua tranquilidade financeira. Atuamos na área de planejamento financeiro pessoal, family office, gestão patrimonial, consultoria financeira para empresas e consultoria de investimentos.

Deixe seu comentário

Comentário(s): 0

×