Sua conta
  • 01/10/2013

Controle financeiro, a importância de ter um

Início / Vida financeira / Controle financeiro, a importância de ter um

Consultoria de Investimentos ao leitor: "Li que quando houver prejuízos na venda de cotas de fundos imobiliários, é possível abater esse prejuízo." Confira.

Controle financeiro, a importância de ter um

.

Sou planejadora financeira pessoal e o meu dia a dia no trabalho acaba enriquecendo muito a minha vida pessoal. Amo curtir a vida, viagens, restaurantes, festas…também sou vaidosa e adoro o belo como joias, bolsas e roupas de grife. Porém se me deixar levar pelo “eu preciso” eu e meu marido nunca iremos conquistar nossa independência financeira e ao contrário seremos escravos do trabalho ad eternum.

duas tendências naturais nas pessoas que são verdadeiras pegadinhas: de acharem que aquele status, aquele momento de vida e obviamente aquela remuneração será eterna, e de aumentar os gastos conforme se aumenta a renda. Consequentemente, economizar todos os meses uma pequena parte do que se ganha para planejar um futuro confortável não se torna importante e é uma tarefa adiável. É por isso que somente 1% dos aposentados no Brasil conseguem se manter, 25% precisam continuar trabalhando e 74% dependem de filhos, amigos ou caridade (fonte: Icatu previdência)! É muito alarmante e triste, não?

Como nós não queremos depender de nossos filhos e ser um peso para eles no futuro, é absolutamente fundamental acumular patrimônio para a aposentadoria, já que o INSS não será suficiente para manter o padrão de vida que desejamos. Na verdade, como italianos que somos, ainda desejamos deixar uma certa herança para nossos meninos…

A grande maioria dos nossos clientes que tem boa renda (como atletas, médicos, advogados…) e que não conseguem acumular patrimônio, caem todos nas mesmas armadilhas do consumo. Gastam por diversos motivos: por impulso, para “compensar” algo, porque precisam pertencer a um determinado grupo, porque compram indiscriminadamente um monte de cacarecos sem sentido, porque “precisam muito disso”, etc. Os mais organizados podem até controlar melhor as despesas do dia a dia, mas viajam demais, trocam de carros com frequência, fazem muitas reformas em casa e assim por diante. Todos tem em comum a falta de organização e de um controle financeiro adequado.

Planejar é a parte mais fácil, basta traçar objetivos e saber que é necessário poupar um pouco todos os meses, mas esta parte é teórica. Para fazer a teoria se tornar realidade é necessário dedicação e muita atenção, e tudo começa pelo controle financeiro, que é chato, mas necessário. É preciso anotar tudo o que se ganha e o que se gasta e depois é fundamental fazer análises, porque é neste momento que se encara a realidade e se descobre se será possível alcançar as metas traçadas. É muito gratificante ouvir de clientes que reduziram drasticamente suas despesas sem mudar a qualidade de vida, só porque adquiriram o hábito de refletir antes de abrir a carteira, simples assim!.

Enquanto analisamos os hábitos de consumo, capacidade de poupança, provocamos reflexões sobre os objetivos e prioridades de vida e fazemos recomendações para que nossos clientes consumam melhor e mais consciente, inevitavelmente acabo refletindo sobre minha vida e os hábitos de consumo de minha família também. E cada vez mais me convenço que disciplina e um controle adequado é tudo, que é muito melhor gastar curtindo a vida do que consumindo, porque o que levamos da vida não são nossas coisas, mas os momentos que vivemos e que vale a pena abrir mão de algumas coisas no presente, porque a prioridade absoluta é poder fazer isso por toda minha vida.

Annalisa Blando Dal Zotto, CFP®, é planejadora financeira pessoal certificada pelo IBCPF e sócia fundadora da Par Mais Planejamento Financeiro –  www.parmais.com.br

Controle financeiro, a importância de ter um por Annalisa Dal Zotto – 01.10.2013

A Par Mais Planejamento Financeiro tem um propósito claro: trabalhamos para auxiliar cada um de nossos clientes a construir sua tranquilidade financeira. Atuamos na área de planejamento financeiro pessoal, family office, gestão patrimonial, consultoria financeira para empresas e consultoria de investimentos.

Par Mais Blog - Planilha de controle financeiro - anuncio

Deixe seu comentário

Comentário(s): 0

×