Family Office – Conheça os serviços prestados

  • 11/01/2019
Página inicial - Vida financeira - Family Office – Conheça os serviços prestados
family office

Os Family Offices são empresas que prestam o serviço de gestão patrimonial para famílias com patrimônio elevado e complexo. Resumindo, a família é tratada como uma empresa.

Diferentemente de um banco, a gama de serviços que um Family Office oferece é muito mais extensa, de acordo com as necessidades da família atendida.

Entre os serviços prestados podemos citar o planejamento financeiro e tributário, governança familiar, planejamento sucessório, contabilidade, filantropia, gestão do patrimônio e vários outros serviços de acordo com a necessidade. Todos esses serviços são realizados pelos especialistas da ParMais em Vida Financeira.

Quais serviços um family office pode prestar?

Gestão financeira, patrimonial e serviços de investimento

Esse serviço abrange o diagnóstico da situação financeira familiar, alocação global de ativos (imóveis, investimentos financeiros, participação em empresas…), estratégias de investimentos, avaliação das ações não cotadas em bolsa (private equity), gestão do relacionamento bancário, entre outros serviços.

Monitoramento e relatórios

Relatórios consolidados das contas bancárias globais, consolidação e relatórios sobre todos os ativos da família, relatórios de desempenho, relatórios de performance ajustada ao risco, entre outros.

Governança familiar

Implementação da governança familiar, preparativos para sucessão na empresa familiar, organização de assembleias familiares, apoio em reuniões do conselho familiar, entre outros.

Planejamento patrimonial

Aconselhamento sobre a propriedade, gestão e distribuição de ativos, estruturas de proteção, entre outros.

Planejamento fiscal

Estratégias para redução de impostos por meios legais, planejamento para a holding patrimonial, aconselhamento sobre situações tributárias, elaboração de declarações de imposto de renda junto ao contador, entre outros.

Relocação internacional

Análise de aspectos fiscais da relocação internacional, apoio na mudança de domicílio, obtenção de autorizações internacionais de residência, localização de vagas em escolas estrangeiras, entre outros.

Aconselhamento sobre assuntos de constituição e administração de empresas no exterior, gestão de participações acionárias, coordenação de contatos com autoridades estrangeiras, seleção de jurisdições para trustes e fundações, entre outros.

Serviços imobiliários

Assessoria imobiliária, busca de propriedades, suporte na aquisição e venda de imóveis, entre outros.

Gestão de aeronaves, iates, artes, cavalos e etc.

Suporte na compra e gestão de iates, aeronaves e outros artigos valiosos, criação de estruturas fiscalmente eficientes, organização de restauração e armazenamento de obras de arte, registro de detalhes dos seguros dos ativos, entre outros.

Serviços de seguros

Avaliação dos seguros existentes, renegociação de apólices, seguros internacionais de responsabilidade civil privada, seguros para ativos especiais, entre outros.

Planejamento de espólio

Preparação de testamentos, contratos matrimoniais, acordos pré-nupciais, planejamento de aposentadoria, entre outros.

Administração de orçamento e fluxo de caixa

Administração de caixa, contabilidade pessoal, projeções de fluxo de caixa, avaliação do patrimônio existente e necessidades de liquidez, entre outros.

Serviços administrativos

Administração de documentos e registros, apoio em assuntos legais, pagamento de faturas e impostos, registros contábeis, entre outros.

Caridade e filantropia

Planejamento de filantropia, administração de instituições de caridade, formulação de estratégias de doação, preparação de iniciativas filantrópicas, entre outros.

Apoio geral à família

Organização de viagens, secretaria particular, serviços de concierge, gestão da equipe de funcionários da casa, entre outros.

Vantagens de um family office

Contratar ou criar um Family Office pode trazer várias vantagens. Os especialistas da Par Mais podem ajudar no planejamento da estrutura da família, além de facilitar e auxiliar em vários serviços e tarefas que a família precisa executar. No geral os Family Offices oferecem diversos serviços profissionais, sempre com o melhor interesse da família em vista, aumentando a eficiência nos mais diversos aspectos da sua gestão.

Custos de um family office

O custo da prestação desses vários serviços, com alta qualidade e exclusividade, varia com a complexidade da estrutura familiar, com o tamanho do patrimônio, a quantidade dos serviços, entre outras questões. Geralmente o custo se paga com: melhoria na eficiência de gestão dos recursos da família, redução de custos tributários e melhor gestão dos investimentos. A eficiência no controle das despesas e patrimônio que proporcionam mais tranquilidade e liberdade a todos os membros da família.

O custo do serviço de Family Office pode ser uma taxa fixa, um percentual sobre o patrimônio administrado ou ainda uma combinação das duas.

Conclusão

Os Family Offices prestam diversos serviços para famílias ou indivíduos que possuem grandes riquezas, serviços esses que vão desde a gestão patrimonial dos recursos familiares até serviços de apoio geral à família. Existem diversas vantagens na contratação de um Family office, como o aumento da eficiência e a otimização na gestão dos recursos da família.

Nossos artigos