Sua conta
  • 05/02/2015

Estamos financiando a corrupção!

Início / Blog / Estamos financiando a corrupção!

corrupção

Estamos financiando a corrupção!

Uma simples investigação a uma casa de câmbio fez com que a Petrobrás, que já foi considerada uma das empresas mais importantes do mundo, virasse protagonista de um dos maiores escândalos de corrupção do mundo e gerasse uma crise sem precedentes na nossa história. Hoje a Petrobrás está em frangalhos, lutando para sobreviver, com um rombo imenso em suas contas.

A estimativa inicial é de que os desvios ultrapassem R$ 88 bilhões. Para se ter ideia, isso equivale a aproximadamente quatro anos de lucro da empresa! A corrupção é um crime, mas a traição ao povo brasileiro representada pelos últimos acontecimentos é ainda mais triste que os desvios.

O atual governo sempre utilizou o discurso contrário à privatização, destacando o fato de a Petrobrás ser “do povo brasileiro”. Mas, na prática, descobrimos que tenebrosas transações resultaram na privatização às avessas do nosso imenso tesouro. Os investimentos de fato são feitos pelo Estado (leia-se, o povo brasileiro), mas os lucros são distribuídos a um pequeno grupo de escolhidos.

E quem vai pagar esse rombo somos nós, com dinheiro do nosso bolso! Em fevereiro, enquanto o mundo inteiro baixou o preço dos combustíveis (por conta da queda do petróleo) foi aplicado reajuste de mais de 15% no Brasil. Para uma família de padrão médio, com dois carros e que consome aproximadamente 300 litros de combustível por mês isso representa R$ 150,00 a mais de despesas. Isso mesmo!!! Já imaginou quantas pizzas você deixará de comer? Menos cinemas com a esposa, menos lazer com os filhos… É inevitável lembrar nessa hora da polêmica propaganda da campanha eleitoral de Dilma que mostrava uma família sem comida na mesa caso a candidata Marina (mais cotada na época) ‘entregasse’ nosso país aos banqueiros. A Marina não ganhou, mas a corrupção vai fazer ter menos comida na nossa mesa!!

Se você acha que está ruim, vai ficar ainda pior: a Petrobrás era uma das maiores consumidoras de bens e serviços do país e por conta da crise, planos foram reduzidos e investimentos cortados a quase zero. Projetos em que bilhões de reais haviam sido investidos foram abandonados. Cidades inteiras que dependiam desses projetos estão ‘falindo’. Sem contar o efeito cascata decorrente do impacto na inflação. E quem mais perde com isso? Justamente a população de mais baixa renda, tão bem explorada nos programas eleitorais da Presidente.

Precisamos de reformas profundas na empresa, para que ela seja conduzida de forma independente e profissional e para que volte a ser a empresa que tanto admirávamos. Já passou da hora de o “gigante acordar” (agora de verdade – e não pra voltar a dormir em poucas semanas, como aconteceu em 2013) e exigir as medidas necessárias para sairmos disso como uma nação mais fortalecida, unida e principalmente HONESTA.

.

Estamos financiando a corrupção! por Alexandre Amorim – 05.02.2015

A Par Mais Planejamento Financeiro tem um propósito claro: trabalhamos para auxiliar cada um de nossos clientes a construir sua tranquilidade financeira. Atuamos na área de planejamento financeiro pessoal, family office, gestão patrimonial, consultoria financeira para empresas e consultoria de investimentos.

Deixe seu comentário

Comentário(s): 0

×