Sua conta
  • 26/08/2019

Estadão – Título de capitalização: o que é e como saber se vale a pena comprar

Início / Na Mídia / Estadão – Título de capitalização: o que é e como saber se vale a pena comprar

No ano em que o brasileiro completa aniversário de 90 anos, o setor comemora aumento nas vendas. O mercado de títulos de capitalização fechou o primeiro semestre de 2019 com receita global de R$ 11,5 bilhões, valor 11,5% maior do que no mesmo período do ano passado. Os dados são da Federação Nacional de Capitalização (FenaCap).

Parte do lucro foi alavancada pela regulamentação de duas modalidades de título de capitalização já comercializadas: Instrumento de Garantia, também chamado de título de capitalização do aluguel, e Filantropia Premiável. A mudança ocorreu com a publicação de um novo marco regulatório dos títulos de capitalização pela Superintendência de Seguros Privados do governo federal, em abril deste ano.

O diretor executivo da FenaCap, Carlos Alberto Corrêa, afirma que a capitalização é um importante instrumento para os cofres públicos. “A capitalização é um financiador do governo, porque as reservas são garantidas através de títulos públicos. A lei obriga a aplicar essas reservas no Tesouro Nacional”, explica.

De acordo com o coordenador do MBA de Gestão Financeira da Fundação Getulio Vargas, Ricardo Teixeira, o sorteio de prêmios é o principal atrativo do produto, especialmente durante períodos em que a economia não está aquecida, como na situação atual de queda da Taxa Selic e, consequentemente, da rentabilidade dos investimentos indexados a ela.

“Algumas pessoas acabam recebendo um bom prêmio durante os sorteios, o que faz com que queiram comprar esse tipo de produto. Esses sorteios eventualmente vão trazer um alívio financeiro, de tirar imediatamente a pessoa da situação em que ela está”, diz.

Jailon Giacomelli, sócio da consultoria Par Mais, destaca ainda a oferta expressiva e constante que esse tipo de produto tem para explicar o aumento das vendas. “Está no quadro de metas dos funcionários dessas instituições. Pode perguntar para quantas pessoas você quiser, todas elas receberam oferta do título, seja do gerente do banco ou até em lotéricas”, defende.

(…)

Confira a matéria na íntegra – https://economia.estadao.com.br/noticias/geral,titulo-de-capitalizacao-o-que-e-e-como-saber-se-vale-a-pena-comprar,70002982958

Deixe seu comentário

Comentário(s): 0

×