Sua conta
  • 09/08/2011

Comprar ou alugar? Esta na hora de fazer as contas

Início / Vida financeira / Comprar ou alugar? Esta na hora de fazer as contas
Esta na hora de fazer as contas
No último artigo conversamos a respeito de um casal que gostaria de comprar um apartamento na praia, a fim de ganhar com a valorização do imóvel e o aluguel na temporada.

Ao fazer os cálculos, chegamos à conclusão de que em 5 anos, o casal acumularia cerca de R$ 25.500,00 a mais em seu patrimônio caso não comprasse o apartamento. Dessa forma, ficou claro que a melhor opção do ponto de vista financeiro seria aplicar os recursos, de preferência com ajuda de um bom planejador financeiro pessoal.

Duas semanas depois desse primeiro contato me encontrei novamente com eles para montarmos uma boa carteira de investimentos, adequada ao perfil de risco do casal e ao rendimento que eles gostariam de buscar. Porém, para minha surpresa eles haviam fechado o negócio do apartamento, pagando 50% (R$ 100.000,00) de entrada e financiado o restante.

E o que levou os dois a tomarem essa decisão?

O casal explicou que, durante uma festa da família, todos incentivaram a compra, apontando pontos positivos e destacando a segurança de se investir em imóveis. Além disso, um dos parentes ficou muito rico utilizando somente essa modalidade de investimento.

Perceba que nossas decisões financeiras ficam, na maioria das vezes, alheias a fatores que não estão diretamente relacionados ao objetivo principal do investimento: a valorização patrimonial.

Sabe-se que investir em imóveis pode sim ser excelente, mas é preciso conhecer o mercado e/ou ter um corretor de confiança. E esse não era o caso.

No próximo artigo falaremos sobre a condição de pagamento escolhida pelo casal na compra do apartamento; e vamos calcular as consequências disso em seu patrimônio.

.

Comprar ou alugar? Esta na hora de fazer as contas, parte 2 por Jailon Giacomelli – 09.08.2011

A Par Mais Planejamento Financeiro tem um propósito claro: trabalhamos para auxiliar cada um de nossos clientes a construir sua tranquilidade financeira. Atuamos na área de planejamento financeiro pessoal, family office, gestão patrimonial, consultoria financeira para empresas e consultoria de investimentos.

Deixe seu comentário

Comentário(s): 0

×