Especialista em investimentos: você pode ter um

  • 06/07/2016
Página inicial - capital - Especialista em investimentos: você pode ter um
Especialista em investimentos

Especialista em investimentos é um profissional da área de finanças que auxilia seus clientes a investir melhor, tendo por base o perfil de risco de cada um e os objetivos pessoais e familiares. O especialista em investimentos fornece orientação sobre os melhores produtos financeiros disponíveis no mercado em dado momento.

Você sabe da importância de ter um especialista em investimentos para lhe auxiliar? Para entender imagine o seguinte exemplo: você não é formado em medicina e não tem conhecimentos sobre a área médica, o que você faz quando está doente? Vai ao médico, um especialista. De forma análoga, um especialista em investimentos irá lhe auxiliar a cuidar da sua saúde financeira.

A importância de ter um especialista em investimentos

O que parece tão óbvio muitas vezes não se aplica para o mundo das finanças pessoais. É comum que as pessoas concentrem os recursos que conseguem poupar em aplicações indicadas pelos bancos, como títulos de capitalização, consórcio, poupança, CDBs e fundos de investimentos.

Aqueles que percebem que a rentabilidade oferecida pelos bancos geralmente é baixa quando comparada com outras opções do mercado financeiro podem querer superar a rentabilidade dessas aplicações. Para isso, muitos novos investidores optam por fazer a gestão dos seus investimentos por conta própria, ao invés de contratar um profissional especialista em investimentos para lhe orientar sobre as melhores opções.

Nesse contexto, vale ressaltar que o gerente de banco não é um consultor especialista em investimentos. O gerente do banco possui responsabilidades diferentes, pois precisa gerar receita para a instituição. Por isso, são estipuladas metas de vendas de determinados produtos financeiros, que dificilmente serão a melhor a opção para os clientes!

Especialista em investimentos

Não é possível investir sem um especialista em investimentos?

É possível sim. Porém, acompanhar as aplicações financeiras sem um especialista em investimentos para auxiliar é um trabalho que exige disciplina e muito conhecimento técnico.

Apesar de ser uma excelente forma de aprendizado, gerir os próprios investimentos demanda muito tempo para uma tarefa que não é a especialidade da maioria das pessoas, pois cada um tem sua própria profissão e área de atuação!

Quando o assunto é investimentos, uma oportunidade perdida pode prejudicar muito a rentabilidade da carteira, que as vezes foi conquistada ao longo de meses, ou anos de acompanhamento.

O impacto da emoção nos investimentos

A questão emocional é um ponto a ser destacado. Aspectos psicológicos fazem com que os investidores deixem de seguir suas estratégias previamente definidas, tomando decisões equivocadas e sem planejamento.

Por meio de diversas pesquisas científicas, o campo de estudos chamado de finanças comportamentais tem mostrado que os investidores raciocinam de forma limitada. Ou seja, um investidor não consegue visualizar todas as opções de investimentos disponíveis no mercado. Por isso, não consegue fazer uma análise completa de tudo o que ocorre no mercado financeiro.

Porém, pesquisas também mostram que o nível de experiência e profissionalismo melhora as decisões financeiras que envolvem investimentos. É nesse momento que entra o papel do especialista em investimentos.

O professor Fernando Nogueira da Costa, explica que  “quando se transfere a responsabilidade de decidir para outra pessoa, o investidor se livra da carga emocional de ser o responsável direto pela decisão que levou à perda”.
Ou seja, na maioria das vezes vale a pena transferir a responsabilidade para um especialista em investimentos, que acompanha o mercado e faz disso o seu negócio. Além disso, com a ajuda de um especialista em investimentos é possível tomar riscos na medida necessária, de forma alinhada aos objetivos pessoais e familiares.

Conclusão: um especialista em investimentos pode ajudar nas decisões?

Por isso, se você não tem tempo para acompanhar seus investimentos financeiros, dedique-se ao que você sabe e gosta de fazer e seja o melhor em sua área de atuação. Ganhe dinheiro com seu trabalho e, na hora de investir, procure os bons profissionais da Par Mais para orientá-lo.

Na Par Mais conte com o apoio de um especialista em investimentos extremamente bem qualificado para lhe auxiliar. Nossos especialistas possuem as mais reconhecidas certificações do mercado financeiro, como CFP, CGA e CNPI, bem como excelente formação acadêmica.

Especialista em investimentos

Par Mais – 06.07.2016

A Par Mais Empoderamento Financeiro tem um propósito claro: fazer com que as pessoas mudem sua relação com o dinheiro para alcançar a liberdade e serem mais felizes. Os especialistas da Par Mais desenvolveram um método que visa tornar qualquer pessoa capacitada a ter o controle das suas finanças. Conheça os nossos serviços. Clique aqui.

 

Deixe seu comentário

Comentário(s): 2

       
  1. fui lesada por uma gerente de investimento do banco do Brasil perdi 36 por cento do meu patrimonio por aplicar todo meu dnheiro em uma aplicacao so Quais os certificados que essa corretora deveria ter no ano de abril 2013 , etou com uma acao contra o banco do brasil

    1. Roxanne,
      O certificado exigido pela Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) para gerente de relacionamento de agências do varejo é o CPA10 e para atender cliente do segmento private é preciso ter a certificação CPA20.
      Somente para nosso entendimento, qual o produto de investimento que você aplicou seus recursos?
      Desejamos uma excelente semana!

Últimas publicações