Sua conta
  • 08/01/2019

O GLOBO – Em 2019, serão apenas quatro feriadões. Saiba como se planejar para aproveitar as folgas

Início / Na Mídia / O GLOBO – Em 2019, serão apenas quatro feriadões. Saiba como se planejar para aproveitar as folgas

RIO — Com a chegada do novo ano, muitas pessoas já pegam o calendário para conferir o período dos feriadões. Neste 2019, entretanto, a contagem das folgas será um pouco menor. São cinco feriadões, mas, como o de Ano-Novo já passou, só restam quatro oportunidades de feriados prolongados para quem gosta de viajar. Os especialistas dizem que, com um planejamento financeiro bem estruturado, é possível aproveitar os dias de descanso sem estourar o orçamento.

Quatro feriados nacionais vão cair no fim de semana, três no sábado (Independência, Nossa Senhora Aparecida e Finados) e um no domingo (Tiradentes). Entre os feriados prolongados está o da Semana Santa, que começa na sexta-feira, 19 de abril, e termina no domingo de Páscoa, dia 21 – que também é feriado de Tiradentes.

Entretanto, para quem mora no Rio, a folga pode ter mais de três dias, uma vez que 23 de abril é feriado no estado. Se o viajante conseguir emendar a segunda-feira, terá cinco dias de descanso.

— O primeiro passo para conseguir fazer uma viagem é ter um bom controle do orçamento doméstico — explica a planejadora financeira Annalisa Dal Zotto. — A melhor alternativa é levantar a quantia disponível para gastar, e só então decidir qual o destino da viagem. Isso é importante para não exagerar nas despesas e nem criar dívidas futuras.

Feito isso, o próximo ponto é a escolha do deslocamento até o destino e a hospedagem. Também é possível reduzir gastos neste ponto, explica Annalisa:

— Em vez de ir para hotel, alugar uma casa ou quarto por meio de aplicativos de economia compartilhada ajuda a reduzir os custos. Outro ponto importante é o translado. Viajar de carro pode ser mais barato, entretanto, as aéreas costumam fazer promoções para viajar bem cedo ou de madrugada. Comprar a passagem desta forma também ajuda a economizar.

Uma outra medida para conseguir viajar em um dos feriadões é o corte de gastos no orçamento. De acordo com Filipe Pires, professor de Finanças do Ibmec/RJ, algumas despesas fixas podem ser reduzidas.

— Os planos de telefonia móvel e fixa, internet e TV a cabo sobem ao longo do tempo, na medida em que os contratos para novos clientes costumam ser mais vantajosos. É interessante entrar em contato com as operadoras para conseguir um preço melhor nos planos — explica o professor. — Alem disso, fazer cortes no lazer, como trocar idas a restaurantes e bares por encontros em casa, ajuda a reduzir os gastos.

Planejamento da viagem

Com a economia nos serviços e no lazer, os especialistas indicam que uma outra boa medida é separar uma parte do salário para custear as despesas na viagem. Esta quantia, entretanto, não deve ser aplicada em investimento muito sofisticado.

— Como estamos falando de feriadões, que são períodos relativamente curtos e próximos, é interessante deixar o dinheiro na poupança. Com o dinheiro na caderneta, ele vai ter algum rendimento, não terá desconto de Imposto de Renda e ainda estará seguro por estar guardado no banco — pontua Annalisa.

Além de organizar o orçamento antes da viagem, é importante traçar um plano de gastos no destino. Esta medida é importante, pontuam os especialistas, para que o viajante não volte para casa com as contas no vermelho.

— Separe um valor fixo para gastar durante a viagem, de modo que o orçamento do mês não fique prejudicado. Controlar os gastos tendo um valor fixo para gastos diários é fundamental para aproveitar o feriado sem preocupações — aconselha Pires. — Deste total, separe 10% para imprevistos ou gastos emergenciais.

Caso o objetivo da viagem no feriadão seja apenas o descanso, a recomendação é evitar os destinos nos quais o consumo faz parte do roteiro.

— Se a pessoa quiser viajar, mas ter o menor gasto possível, é importante evitar os grandes centros urbanos que costumam ter grandes lojas e circuitos gastronômicos, roteiros que precisam de uma certa quantia de dinheiro — relembra Annalisa. — Viajar para praia ou campo é uma boa alternativa para ter descanso e não gastar muito.

Feriados em 2019

A lista oficial de feriados e pontos facultativos nacionais foi publicada no dia 28 de dezembro pelo Ministério do Planejamento. Serão cinco as oportunidades de descanso prolongado em 2019: começando pelo réveillon, o carnaval, a Paixão de Cristo, o Corpus Christi e a Proclamação da República. Confira, abaixo, a lista dos feriados nacionais neste ano:

1º de janeiro (terça-feira): Confraternização Universal (feriado)

4 de março (segunda-feira): carnaval (ponto facultativo)

5 de março (terça-feira): carnaval (ponto facultativo)

6 de março (quarta-feira): Quarta-Feira de Cinzas (ponto facultativo até as 14h)

19 de abril (sexta-feira): Paixão de Cristo (feriado)

21 de abril (domingo): Tiradentes (feriado)

1º de maio (quarta-feira): Dia Mundial do Trabalho (feriado)

20 de junho (quinta-feira): Corpus Christi (ponto facultativo)

7 de setembro (sábado): Independência do Brasil (feriado)

12 de outubro (sábado): Nossa Senhora Aparecida (feriado)

28 de outubro (segunda-feira): Dia do Servidor Público – art. 236 da Lei 8.112, de 11 de dezembro de 1990 (ponto facultativo)

2 de novembro (sábado): Finados (feriado)

15 de novembro (sexta-feira): Proclamação da República (feriado)

24 de dezembro (terça-feira): véspera de Natal (ponto facultativo após as 14h)

25 de dezembro (quarta-feira): Natal (feriado)

31 de dezembro (terça-feira): véspera de Ano-Novo (ponto facultativo após as 14h)

Confira a matéria na integra https://oglobo.globo.com/economia/em-2019-serao-apenas-quatro-feriadoes-saiba-como-se-planejar-para-aproveitar-as-folgas-23341275

CATEGORIAS BLOG

CATEGORIAS BLOG

Deixe seu comentário

Comentário(s): 0

×