Economia Global – Riscos e Oportunidades

  • 20/08/2011
Página inicial - capital - Economia Global – Riscos e Oportunidades

Economia Global

Economia Global


Dia 18 de agosto em São Paulo participei do evento Economia Global: Riscos e oportunidades” promovido pelo IBCPF para os planejadores financeiros certificados por eles. O convidado principal era Edward Prescott, Nobel de economia em 2004.

Prescott deu várias dicas e conselhos para os planejadores financeiros e eu prontamente anotei tudo e passo o resumo para quem se interessar:

– É uma excelente estratégia comprar ações ao longo de nossas vidas de forma sistemática  para a formação de uma aposentadoria confortável . Desta forma, quando estivermos aposentados poderemos viver dos dividendos das ações ou de vendas periódicas do patrimônio acumulado.

– As ações se valorizam mais do que outros investimentos quando se pensa em horizontes de prazo longo.

– Nos preocupamos demais com curto prazo quando deveríamos pensar em médio prazo e longo prazo. Aliás ele está otimista para o médio prazo e muito otimista para o longo prazo.

– As oscilações que estamos vendo atualmente, com as bolsas de valores  do mundo todo se comportando de forma  irracional e alucinada, estão de acordo com o que se viu no passado.

-A economia americana está deprimida a 18 meses e ele acredita que vai continuar assim por um bom tempo ainda.

– No futuro as grandes economias do mundo serão China, Brasil e índia, além de outros países em desenvolvimento.

– De forma muita simpática salientou que o investimento menos arriscado para a acumulação de patrimônio está na bolsa de valores, mas que há excesso de volatilidade na bolsa e que infelizmente ninguém sabe porque. Inclusive ele,  juntamente com seus alunos e colaboradores vem pesquisando a muitos anos sem obter a resposta para esta questão.

– Prescott contou que tem comprado ações de empresas americanas porque acredita que estejam baratas e o mercado sempre volta a seus fundamentos.

Títulos públicos brasileiros são bons investimentos de curto prazo

– O Brasil está mais forte por vários motivos e que a recente integração com o mundo é um deles.

Embora todos busquem investimentos sem risco, eles não existem.

– Enfim, a última e possivelmente a melhor dica:  a diversificação é a melhor estratégia de investimentos. Devemos buscar ter uma carteira de ações de diversos setores  e nos diversos países, ou seja a diversificação internacional é uma sábia decisão.


Também palestrou com muito humor e brilhantismo o  PHD e economista-chefe da Principal Global Investors, Bob Baur. A Principal é sócia do Banco do Brasil na BrasilPrev seguros e previdência.

Ele abriu dizendo que o Brasil, que até poucos anos atrás era o pais do futuro, agora é do presente e que provavelmente o cenário de crescimento será mantido por causa dos bons fundamentos atuais.

E foi logo ao ponto que me levou até o evento: como tirar vantagem do momento macroeconômico atual para a nossa carteira de investimentos?

Se mostrou bem otimista do que o que vemos nos jornais com relação aos problemas da Europa e EUA e que acha que as chances dos EUA entrar em recessão  são de somente 20% à 30%! O PHD acredita que a volatilidade irracional deve acabar em 2 meses!

Recomendou a compra de ações, especialmente de empresas americanas porque são sólidas e terão desempenhos robustos

Comentou que as altas taxas de juros dos mercados emergentes, que é o caso do Brasil travam o valor das ações e por isso as ações americanas ficarão melhor  no curto prazo do que as brasileiras

Enfim, recomendou a compra de imóveis nos EUA,  e especialmente em Miami  que é o lugar preferido dos brasileiros, argumentando que agora é um ótimo momento para investir por lá.

Muitas das dicas que os brilhantes economistas  nos deram, são mais do que conhecidas, mas vindas deles só reforça que devemos mesmo trilhar estes caminhos.

.

Economia Global – Riscos e Oportunidades por Equipe Par Mais – 20.08.2011

A Par Mais Planejamento Financeiro tem um propósito claro: trabalhamos para auxiliar cada um de nossos clientes a construir sua tranquilidade financeira. Atuamos na área de planejamento financeiro pessoal, family office, gestão patrimonial, consultoria financeira para empresas e consultoria de investimentos.

Deixe seu comentário

Comentário(s): 0

Últimas publicações