Do propósito à tarefa do dia

Tecnologia Par Mais

Perguntaram ao responsável pela limpeza do escritório da Nasa “o que você faz aqui?” e ele respondeu “estou ajudando a levar o homem à lua”!

Como é incrível quando todos conhecem muito bem o propósito e sabem como cada tarefa que executam no dia os levará, juntamente com o time, na direção desse propósito.

Mas como fazer isso funcionar na sua empresa? Como associar as tarefas de dia a dia ao propósito da companhia?

Metodologia OKR

Há pouco tempo atrás a Par Mais mantinha as tarefas do Time alinhadas ao propósito com reuniões periódicas e acompanhamento das lideranças. Porém, com o crescimento do time percebemos que era preciso utilizar alguma metodologia para manter esse alinhamento.

Implementamos há alguns meses os OKRs (Objectives and Key Results), com intuito de que cada área defina e tenha clareza de quais as entregas necessárias em cada trimestre, para que todos caminhem junto com a companhia na direção do seu propósito de empoderar financeiramente milhões de pessoas!

Um exemplo prático na área de tecnologia

Em nossa área de tecnologia, os times de concepção e desenvolvimento trabalham em suas tarefas de dia a dia, mas sem perder de vista o objetivo macro.

No time de desenvolvimento, os Key Results são desdobrados em um roadmap macro, que é um mapa geral de tudo que precisa ser entregue para cumprir cada resultado chave. Depois disso, as entregas são quebradas em sprints quinzenais (nós escolhemos utilizar o scrum) compostas de algumas issues (tarefas). Isso dá clareza a todo o time do que é necessário e viável entregar a cada sprint.

Em paralelo, o time de concepção trabalha juntamente com o marketing de produto (sempre interagindo com o time de desenvolvimento) na definição do que será feito nos sprints futuros. Assim, quando fazemos a reunião de planejamento do sprint, conseguimos pontuar as estórias, definir se há bugs e tasks relevantes para atacarmos e analisamos o que cabe no sprint.

Isso facilita as decisões do PO (Product Owner) e do time sobre a priorização das tarefas, sem perder o roadmap macro e os Key Results de vista.

A mágica acontece quando todos entendem naturalmente esse desdobramento:

O segredo é começar pequeno e melhorar

Há bastante material online disponível caso você tenha interesse em implementar esse desdobramento (do propósito às atividades de dia a dia) em sua empresa, assim como como artigos e palestras gratuitas sobre OKR e outas metodologias.

Vale a pena conferir algumas boas práticas antes de implementar e é bastante recomendado conversar com alguma empresa que já possui a metodologia implementada há algum tempo. Mas tenha sempre em mente que não existe receita de bolo, a melhor metodologia é aquela que funciona para a sua empresa. O mais importante é começar pequeno, ser transparente com o time de que aquilo é um teste inicial, depois ir melhorando a cada trimestre.

  • 04/05/2018