Sua conta
  • 03/07/2013

Quanto custa a corrupção no brasil? | Par Mais

Início / Blog / Quanto custa a corrupção no brasil? | Par Mais

corrupção

Quanto custa a corrupção no brasil?

 

Uma das principais bandeiras levantadas nas manifestações recentes é o combate à corrupção e a punição de corruptos e corruptores que, mesmo sendo conhecidos por todos e em alguns casos já tendo sido condenados, continuam circulando livremente por suas repartições e gabinetes.

Estudos apontam que é justamente essa sensação de impunidade a grande incentivadora de práticas de crimes contra o dinheiro público e por outro lado, o grande fator de descrença da população em geral em políticos e servidores públicos.

O preço da corrupção para o país é praticamente incalculável, já que corruptos não emitem nota fiscal, mas é estimável.  Calcula-se que o custo direto com a corrupção (verbas efetivamente desviadas) chegue a R$ 100.000.000.000,00 (100 bilhões!!!) por ano! Difícil de se entender no meio de tantos zeros? Isso corresponde a praticamente 10% de toda a carga (alta) tributária brasileira, ou quatro vezes o que se arrecada com o imposto sobre a renda das pessoas físicas, ou seja, sem corrupção você poderia ficar livre dos impostos que comem até 27,5% do seu salário e ainda sobraria dinheiro para dobrar os investimentos em infraestrutura (estradas, portos, aeroportos, etc), que gerariam um salto em nossa economia. Se estes valores fossem investidos na educação, aumentariam em mais de 50% o número de crianças matriculadas e na saúde, dobraria o número de leitos nos hospitais!

Essa conta é bem maior, já que não dá para calcular os custos decorrentes da própria corrupção, como obras que precisam ser refeitas e todas as ineficiências dos gastos públicos. Você já parou pra pensar quanto custou o julgamento do mensalão??? Foram quatro meses de total dedicação do órgão máximo da justiça, com salários de juízes e toda sua equipe, imóveis, bens e veículos a disposição. Calculou? Agora imagine tudo o que poderia ter sido julgado nesses quatro meses que o STF ficou ‘parado’ nesse assunto?

Além disso, incalculáveis também são os custos decorrentes da descrença dos investidores, que diminuem o crescimento e a geração de empregos e, consequentemente a criação de riqueza para o país e renda para a população.

Sem dúvida a corrupção foi um dos principais motivos que fez com que o brasileiro perdesse a crença no Brasil e em seus representantes. E essa é justamente uma das maiores emoções que sinto ao acompanhar as manifestações: o resgate do sentimento de nação, do orgulho de ser brasileiro e de acreditar no nosso país. Eu duvido que alguém não tenha se emocionado e enchido os olhos de lágrimas cantando o hino nacional, seja na rua, ou junto com o povo nos estádios na copa das confederações!

Veja também o artigo A mobilização social vai ser suficiente para exigir o controle da inflação?

Quanto custa a corrupção no brasil? | Par Mais por Alexandre Amorim  – 03.07.2013

A Par Mais Planejamento Financeiro tem um propósito claro: trabalhamos para auxiliar cada um de nossos clientes a construir sua tranquilidade financeira. Atuamos na área de planejamento financeiro pessoal, family office, gestão patrimonial, consultoria financeira para empresas e consultoria de investimentos.

Deixe seu comentário

Comentário(s): 0

×