Conheça os tipos de seguros e saiba como escolher a melhor opção

  • 29/01/2021
Página inicial - Blog - Conheça os tipos de seguros e saiba como escolher a melhor opção

Existem vários tipos de seguros no mercado atualmente. Provavelmente, em algum momento da sua vida, você já se deparou com a possibilidade ou necessidade de contratação desse tipo de serviço, seja para proteção do seu automóvel, da sua residência ou até mesmo para proteção pessoal.

Os seguros têm a função de ajudar na eventualidade de algum acontecimento fora do nosso controle, algo imprevisto, que cause impacto financeiro.

Eles são parte importante do planejamento financeiro, servindo como proteção do patrimônio durante a fase de acumulação de renda e também podem ser uma boa ferramenta de sucessão.

Uma boa gestão e dimensionamento dos seguros assegura que os imprevistos não impactem no que foi planejado, ou que pelo menos, o risco seja minimizado.

Tipos de seguros

Cada seguro possui características distintas, com coberturas específicas para as necessidades de cada um.

  • O seguro de vida tradicional serve para cobrir as necessidades financeiras dos dependentes na falta do titular da família.
  • No seguro de vida temporário, é possível contratar um serviço que proteja os dependentes do segurado por um período preestabelecido.
  • O seguro saúde costuma ser comparado com os planos de saúde, mas eles possuem características distintas.
  • O seguro residencial é usado para proteger os imóveis que servem de moradia ou imóveis de temporada.
  • o seguro do carro serve para a proteção do seu automóvel e possui inúmeras coberturas e tipos de contratação.
  • O seguro de responsabilidade civil garante a indenização por danos materiais ou corporais causados de maneira não intencional a outras pessoas.

Independentemente do tipo de seguro, antes de mais nada é importante pensar se você realmente precisa do serviço e, do mesmo modo, avaliar se as coberturas oferecidas estão adequadas às suas necessidades e se cabem no seu bolso.

Objetivo para o seguro

Normalmente, o erro das pessoas é contratar um seguro somente para ter ou então aceitar uma proposta feita por um corretor de seguros ou pelo gerente do banco.

Eles costumam se basear em informações superficiais e você acaba acreditando que estará protegido pagando pouco por mês. Porém, a pessoa não analisa o que está contratando e acha que está segurada.

Portanto, escolher o seguro pelo menor preço nem sempre é a melhor opção. Pesquise há quanto tempo a seguradora está no mercado, se possui muitas reclamações na internet, quais serviços oferece e os benefícios adicionais. Não deixe de consultar o site da SUSEP, porque é órgão regulador que autoriza as seguradoras a atuarem em determinado segmento.

Além disso, principalmente antes de contratar o serviço, faça uma boa análise do seguro que você pretende contratar. Dessa forma, você entende o que está sendo oferecido na apólice e tem certeza que as coberturas estão de acordo com os seus objetivos e adequadas ao seu momento de vida.

Ajuda de profissionais

Um bom dimensionamento dos seguros trará tranquilidade e segurança patrimonial sem comprometer o planejamento financeiro.

Saiba mais: A importância do planejamento na hora de contratar um seguro

Neste processo, contar com a ajuda de um profissional qualificado faz toda a diferença. De antemão, ele te ajudará com as análises necessárias, entenderá o que está sendo oferecido na apólice e se as coberturas estão de acordo com seu momento de vida e objetivos.

Aqui na ParMais, oferecemos esse serviço, avaliando as coberturas atuais e a real necessidade de um seguro, considerando principalmente o seu momento de vida e objetivos. Clique aqui e conheça nosso serviço!

Reunimos os tipos de seguros em um guia

Para você entender ainda mais a importância de dimensionar bem os seus seguros e avaliar as coberturas, contratando serviços adequados para as suas necessidades e momento de vida, montamos o Guia de Seguros.

Nele, falamos sobre os principais tipos de seguros existentes no mercado, com dicas e informações importantes. Além disso, damos exemplos de como a escolha dos produtos certos impacta positivamente a sua vida e principalmente as suas finanças.

Nossos artigos