Sua conta
  • 07/06/2013

Investimentos no mês de maio/2013

Início / Investimentos / Investimentos no mês de maio/2013

investimentos

Investimentos no mês de maio/2013

.

O mês de maio terminou com mais um aumento da taxa de juros básica do mercado – SELIC em 0,50%, passando dos 7,50% do início do mês para 8,00%. A especulação em torno deste aumento (e dos fatores que levaram a esta decisão) causou grande volatilidade nos mercados ao longo do mês.

Mas foram outros motivos que levaram o dólar a liderar o ranking de rentabilidade do mês. Uma possível retirada dos estímulos econômicos e o aumento da taxa de juros nos EUA levaram os investidores a migrar para lá os investimentos que mantinham em países emergentes. Além de ser o responsável pela alta do dólar, esse também foi o motivo da queda dos títulos de longo prazo do governo, tais como as NTNs.

Os fundos do tipo Long Short, que se aproveitam da volatilidade das ações para gerar rentabilidade, conseguiram um bom desempenho ao longo de todo mês. Já os fundos do tipo Macro iniciaram o mês com ótima rentabilidade, mas acabaram cedendo e fechando, na média, abaixo do CDI.

O mercado de ações, que já vem sofrendo por bastante tempo, foi ainda mais pressionado com essa fuga de investidores do país, especialmente nas empresas mais negociadas, conhecidas como blue ships, que são maioria na composição do índice Bovespa. Ações de empresas menores (small caps) e de empresas consideradas boas pagadoras de dividendos foram menos pressionadas, mas ainda assim fecharam o mês em terreno negativo.

Também por razões macro econômicas, o ouro perdeu bastante valor durante o mês, ficando com a pior posição do ranking. Porto seguro em momentos de crise, também foi alvo da debandada dos investidores que estão vislumbrando momentos melhores para investimentos nos Estados Unidos.

Veja a variação dos principais índices do mercado:

Tipos

mai-13

Dólar

6,51

Long And Short – Neutro

0,84

LFT março 2015

0,60

Referenciado DI

0,60

Curto Prazo

0,59

Renda Fixa Crédito Livre

0,45

Multimercados Macro

0,42

Ações Dividendos

-0,46

Ações Small Caps

-0,77

Renda Fixa Índices

-2,46

Ações IBOVESPA Indexado

-4,18

NTNB Principal 2035

-5,33

Ouro (spot)

-6,06

 

 

 

Investimentos no mês de maio/2013 por Alexandre Amorim – 07.06.2013

A Par Mais Planejamento Financeiro tem um propósito claro: trabalhamos para auxiliar cada um de nossos clientes a construir sua tranquilidade financeira. Atuamos na área de planejamento financeiro pessoal, family office, gestão patrimonial, consultoria financeira para empresas e consultoria de investimentos.

Deixe seu comentário

Comentário(s): 0

×