Como funciona uma gestora de investimentos?

  • 17/09/2021
Página inicial - Investimentos - Como funciona uma gestora de investimentos?

Uma gestora de investimentos atua no mercado financeiro administrando o patrimônio das pessoas de forma inteligente e alinhada com as estratégias de cada investidor.

É ela quem escolhe as melhores opções de investimentos e monta um portfólio personalizado para cada cliente, sempre levando em consideração o momento de vida e os objetivos.

Com uma gestora, você não precisa se preocupar com a gestão dos seus investimentos, pois há uma equipe especializada fazendo isso por você.

Mas na prática, como funciona uma gestora de investimentos? É isso que vamos responder neste artigo.

Como funciona uma gestora de investimentos?

Uma gestora pode ser ser considerada uma representante da pessoa no mercado financeiro, pois é ela que toma as decisões sobre os recursos, sempre de acordo com o planejado com o cliente.

Para chegar nos resultados ideais, a gestora analisa o perfil do investidor e faz análises macroeconômicas e microeconômicas, além do acompanhamento e movimentação das carteiras. Veja a seguir detalhes de cada uma dessas análises.

Perfil de investidor

O primeiro passo para começar a investir é conhecer o perfil do investidor, para saber a tolerância ao risco que o cliente suporta em sua carteira de investimentos.

Mas não basta apenas saber se o seu perfil é arrojado, moderado ou conservador. Existem diversos outros aspectos que devem ser analisados antes de traçar a estratégia ideal de investimento.

Pensando nisso, criamos a BIO Financeira, uma metodologia que determina o seu perfil de risco e também faz uma análise da sua vida como um todo, considerando aspectos como o seu momento de vida atual, seus objetivos e a sua capacidade financeira e patrimonial.

Nossa metodologia considera cinco perfis:

  • Azul (equivalente ao conservador) – Momento de investimentos com baixo risco, onde a segurança vem em primeiro lugar
  • Verde (equivalente ao balanceado) – Sem perder a segurança de vista, permite um pouco mais de risco nos seus investimentos
  • Amarela (equivalente ao moderado) – Indica que você pode incluir um pouco de risco em seus investimentos, mas com equilíbrio
  • Laranja (equivalente ao arrojado) – Você pode investir com entusiasmo, permitindo uma dose extra de risco em seus investimentos
  • Vermelha (equivalente ao agressivo) – Seu momento de vida lhe permite assumir esses riscos mais agressivos em sua carteira

Com a BIO Financeira conseguimos traçar os objetivos – sejam eles de curto, médio ou longo prazo – e criar uma carteira de investimentos com gestão ativa para cada um desses objetivos. Dessa forma, montamos um plano de ação com a melhor estratégia de investimento, considerando também o valor ideal para a reserva de emergência. Tudo isso de forma simples, rápida e gratuita.

Clique aqui para fazer a sua BIO Financeira

Definição da macro alocação das carteiras com base no cenário econômico

Depois de definir o perfil do investidor, é hora de analisar o cenário macroeconômico. Na ParMais, o time observa periodicamente o cenário econômico, acompanhando a política, taxa de juros, câmbio, inflação, mercados globais e todos os assuntos que impactam os investimentos.

A partir do consenso da equipe, são sugeridos os percentuais de cada estratégia adequada ao objetivo do cliente, como multimercados, renda fixa, renda variável, etc.

Dada a análise da equipe de gestão, a tomada de decisão acontece no Comitê de Investimentos, o qual conta com a participação de especialistas para discussão e decisão final da macro alocação.

Definição da micro alocação das carteiras com base no cenário econômico

Com a alocação macro definida, o próximo passo é a escolha dos produtos que compõem cada estratégia da carteira. Para selecionar e incluir um novo fundo de investimento, contamos com um time de análise que avalia uma série de fatores, como o portfólio do fundo, histórico de retorno, drawdown, índice de sharpe, gestão do fundo, especialidade dos integrantes, entre outros.

A tomada de decisão acontece no Comitê de Investimentos, onde é apresentada a análise do fundo e qual será o papel dele dentro da carteira de investimentos dos nossos clientes. Além disso, a gestora do fundo precisa ser aprovada pelo time de Compliance.

Acompanhamento e movimentação da carteira

Como as estratégias possuem volatilidades e retornos diferentes, a equipe de gestão acompanha o desempenho das carteiras e executa as movimentações necessárias, buscando alcançar o objetivo do cliente ou reposicionar o portfólio para eventuais mudanças de cenário.

Diferenciais ParMais

Nosso principal objetivo é dar lucro para nossos clientes, por isso, pesquisamos e estudamos as melhores opções de investimentos. Além disso, buscamos os resultados de maneira isenta e sem conflito de interesses.

Somos remunerados apenas pelos nossos clientes, não recebemos nenhum tipo de comissionamento e devolvemos o rebate para as carteiras. Essa prática acaba reduzindo a taxa de gestão e, consequentemente, aumentando o rendimento dos investimentos.

Conheça nosso modelo de negócios

Além de realizar análises de compliance, um dos nossos critérios é manter contato direto com os gestores e time de gestão das casas dos produtos que escolhemos trabalhar.

Trazemos o planejamento financeiro na hora de montar um portfólio e oferecemos uma gestão ativa, prestando atenção nas oportunidades que surgem e atuando ativamente em momentos conturbados, fazendo movimentações na carteira sempre que necessário para proteger o patrimônio do cliente.

Conclusão

Saber os detalhes de como funciona uma gestora de investimentos é muito importante, pois é dessa forma que você fica ciente como está sendo feita a gestão dos seus investimentos.

Ao procurar por uma gestora para cuidar do seu patrimônio, pesquise se ela oferece gestão ativa e como ela toma as decisões para alocação dos seus recursos.

Aqui na ParMais focamos nos objetivos dos clientes, por isso, analisamos a vida de cada um de forma sistêmica por meio da BIO Financeira. Para a escolha dos produtos, realizamos análises macroeconômicas e microeconômicas, além do acompanhamento e movimentação das carteiras.

Montamos um plano de ação com a melhor estratégia de investimento e administramos e gerimos o patrimônio para que cada cliente consiga atingir suas metas com segurança e diversificação.

Quer conhecer nosso serviço de gestão de patrimônio?

Nossos artigos